Cenário Político: palanques seguem armados em Santa Cruz

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de outubro de 2021 às 00h00min
Fotos: Divulgação

Coluna da segunda

Após uma eleição municipal acirrada, onde três grupos disputaram o comando de uma das cidades mais importantes do Agreste, parece que os palanques em Santa Cruz do Capibaribe ainda não foram desarmados. Semanalmente, os políticos que representam a Capital da Moda trocam farpas e a temperatura aumenta, seja via imprensa ou pelas redes sociais. 

Na última semana, o prefeito Fábio Aragão (PP) organizou uma coletiva onde acusou a antiga gestão de ter deixado uma dívida de mais de R$ 350 milhões para o atual governo. Edson Vieira (PSDB) ainda não se posicionou sobre o assunto, mas em conversa com a coluna informou que vai esclarecer tudo em uma entrevista nesta segunda-feira (18), numa rádio local e também através de nota.

Recentemente, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que é aliado de Fábio, subiu o tom contra a deputada Alessandra Vieira (PSDB) e acabou tomando uma invertida da tucana, que o chamou de machista. O aquecimento para as eleições de 2022 já estão em curso em Santa Cruz, mas as arestas da eleição anterior ainda não foram aparadas, o que ainda deve render bastante assunto.

Caravana – O casal Alessandra e Edson Vieira, ambos do PSDB, devem receber, pelos próximos dias, a visita de Miguel Coelho (DEM) em Santa Cruz do Capibaribe. O prefeito de Petrolina inicia uma giro por alguns municípios do estado e a Capital da Moda está no roteiro. À coluna, a assessoria do gestor sertanejo informou que a agenda será divulgada hoje (18).

Tomando gosto – A presença de Pedro Campos em agendas políticas tem se tornado cada vez mais comum. No último sábado (16), o pré-candidato a deputado federal esteve compondo a mesa do Congresso Municipal do PSB, que reelegeu Gabriel Leitão para a presidência. 

Confirmado – Após ter desistido de não participar do primeiro debate entre os presidenciáveis do PSDB, João Doria recuou e decidiu encarar Eduardo Leite e Arthur Virgílio no confronto de ideias. O primeiro duelo entre os tucanos será promovido nesta terça-feira (19), pelo O Globo e Valor Econômico.

Cenário desfavorável – Por conta da estrutura, muitos vinham cravando a vitória de Doria nas prévias como certa, mas não é o que se desenha. Leite vem ganhando apoios dentro e fora do PSDB e pode surpreender no dia 21 de novembro, data marcada para acontecer a disputa interna.

Retorno – O presidente Jair Bolsonaro cumpre uma extensa agenda pelo Nordeste nesta semana. Na próxima quinta-feira (21), em Pernambuco, o chefe do Planalto entrega o Ramal do Agreste. Existe ainda uma previsão para uma breve parada em Caruaru.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO