Coluna da quinta
Em meio a semana de comemoração dos 1.000 dias de governo, Bolsonaro enfrentará novos protestos no próximo sábado (02). Essa é a primeira grande manifestação contra o presidente, após o fatídico 7 de Setembro, considerando que os atos organizados pelo MBL foram um fiasco. As movimentações serão observadas com atenção, porque o tamanho servirá como filtro.
Além de movimentos sociais, o ato vem sendo convocado por PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PV, Rede, Cidadania e Solidariedade. O objetivo é reunir forças e estimular o maior número de pessoas para aumentar a pressão pela saída do presidente. Mais de 130 pedidos de impeachment já chegaram a ser protocolados na Câmara dos Deputados, mas nenhum deles foi aberto.
A alta no desemprego, fome, inflação miséria e a morte de quase 600 mil pessoas são os principais pontos que têm motivado os militantes a voltarem às ruas. Mesmo com a divulgação de uma carta de Bolsonaro sinalizando um recuo após radicalizar nos discursos, a convocação se manteve de pé e deve dar o tom de como a oposição vai se comportar até a eleição do próximo ano.
Publicidade – O empresário Luciano Hang aproveitou a audiência da CPI da Covid para exibir um vídeo institucional da Havan. O material exibia o dia a dia de trabalho na empresa e não tinha nenhuma relação com o depoimento. Após questionamento da oposição, a TV Senado cortou o trecho.
Desempenho – O senador Humberto Costa (PT) teve sua melhor atuação, desde quando a CPI da Covid foi instalada. Sem entrar no jogo de Luciano Hang, o petista confrontou o empresário, apontando sua postura no mínimo irresponsável em questões relacionadas ao enfrentamento da pandemia.
Ocupação – Pernambuco registrou o melhor mês de agosto dos últimos dez anos em geração de empregos. É o segundo melhor resultado do Nordeste, em termos quantitativos. No mês passado, houve 47.637 admissões e 30.422 desligamentos no Estado, gerando um saldo positivo de 17.215 postos de trabalho.
PEC 32 – A proposta de Reforma Administrativa do governo Federal será acompanhada de perto pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. A Alepe aprovou, na última terça-feira (28), a criação de uma Comissão Especial para analisar a proposta que tramita hoje na Câmara dos Deputados. O colegiado discutirá os impactos da Reforma para os servidores, para a população e para prestação do serviço público.
Mobilidade – As obras de requalificação da entrada de Olinda estão ganhando mais um serviço. Nesta quarta-feira (29) foi iniciada a construção da ciclovia e pista de caminhada no primeiro trecho dos trabalhos. A iniciativa faz parte de um benefício mais amplo, que, além da qualidade de vida, vai contribuir com a humanização e a beleza da porta de entrada da cidade.