Pernambuco lança edital da Lei Aldir Blanc atendendo novos grupos

Notícias
Publicado por Karol Matos
29 de setembro de 2021 às 11h15min
Foto: Daniel Tavares

A nova rodada de editais lançados pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, trouxe este ano algumas inovações para a classe artística e cultural, em relação ao ano passado. Além da renovação dos editais promovidos em 2020, a nova rodada vai atender coletivos de periferia, premiação para técnicos, salvaguarda para circo, artesanato, cultura popular, gastronomia e povos e comunidades tradicionais. Este ano, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco até o dia 11 de outubro deste ano. 

Este ano, a Secult-PE vai investir R$ 26,5 milhões em oito editais voltados para o financiamento de projetos culturais ou para premiar a trajetória de artistas, grupos e profissionais ligados ao setor no Estado por meio dos seguintes editais: 

Edital de Criação, Fruição e Difusão;
Edital de Formação e Pesquisa;
Edital Prêmio de Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular;
Edital de Festivais, Mostras e Celebrações;
Edital Prêmio de Salvaguarda Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais;
Edital Técnicos da Cultura e Artes;
Edital do Prêmio Para Iniciativas Culturais Nas Comunidades/Periferias;
Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais.

Em comparação aos editais lançados ano passado pela Secult-PE, há três novidades:

Edital Técnicos da Cultura e Artes LAB PE 2021;
Edital Prêmio de Salvaguarda e Sustentabilidade Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais LAB PE 2021;
Edital do Prêmio Para Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias LAB PE 2021. 

Outro destaque é o Edital de Festivais, Mostras e Celebrações, que foi atualizado com a inclusão de celebrações artístico-culturais. “Todos poderão concorrer porque continuamos em estado de emergência e o objetivo da lei é garantir a sobrevivência do segmento artístico e cultural do nosso País durante a crise sanitária que estamos vivendo. Mas terão prioridade os proponentes que não tenham recebido recursos provenientes da Lei Aldir Blanc nos editais lançados pelo Governo de Pernambuco em 2020”, ressalta Silvana Meireles, secretária Executiva de Cultura.

As informações sobre o conteúdo dos editais e o processo de cadastramento e inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco podem ser obtidas por meio do WhatsApp (81) 3184-3018, criado exclusivamente para atender as questões da Lei Aldir Blanc.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO