O Governo de Pernambuco anunciou, agora há pouco, que não vai seguir a orientação do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades no estado. Segundo o secretário de Saúde, André Longo, a decisão não foi debatida com os estados e municípios, que foram pegos de surpresa. Com isso, o público geral entre 12 e 17 anos poderá continuar se vacinando.
O secretário reforçou que não há manifestação da Anvisa sobre a insegurança da vacina, que é utilizada em diversos países. Amanhã (17) os Conselhos Nacionais de Secretários Municipais e Estaduais de Saúde vão se reunir com integrantes da agência para cobrar uma posição técnica. “Não há espaço para decisões políticas no Programa Nacional de Imunizações”, disse Longo.
Hoje, Pernambuco recebeu 118.170 doses da Pfizer, que é o imunizante indicado para este público, e até o fim do dia devem chegar ao estado outras 47 mil unidades de AstraZeneca. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), o ministro Marcelo Queiroga disse que a vacinação de jovens foi iniciada antes do previsto, já que o esperado pelo Governo Federal era que a imunização dos adolescentes acontecesse após 15 de setembro.