Copergás doa 2 mil mudas de árvores para neutralização de carbono

Notícias
Por Américo Rodrigo
16 de setembro de 2021 às 17h45min
Foto: Divulgação

A Copergás fez a doação de 2.000 mudas de árvores nativas ao Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa), no município de Glória do Goitá (Zona da Mata Norte). A iniciativa faz parte de uma ação da Companhia para neutralização do carbono por meio do plantio de árvores.

O diretor-presidente da Copergás, André Campos, destacou a preocupação do governador Paulo Câmara (PSB) e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, com o desenvolvimento sustentável de Pernambuco, afirmando que a colaboração da Companhia se enquadrava nessa orientação governamental.

Nós entendemos que é preciso a participação de todos no enfrentamento às mudanças climáticas”, disse André, ao falar para o público presente ao evento, realizado nesta quarta-feira. “Enquanto empresas, precisamos incorporar a lógica da compensação ambiental ao custo do negócio, que é o que estamos fazendo aqui”, completou.

Participaram do ato alunos, professores e a presidente do Serta, Alexsandra Maria; a prefeita do município, Adriana Paes; o presidente da CPRH, Djalma Paes, e o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti. A prefeita Adriana Paes presenteou André com um mamulengo (boneco produzido a partir da madeira da árvore de mulungu) de autoria de Cida Lopes, artesã local, filha do mestre Zé Lopes – Patrimônio Vivo de Pernambuco, falecido no ano passado. Graças ao trabalho dos seus artesãos, Glória do Goitá é conhecida como “Terra do mamulengo”.

Segundo estudos científicos, a cada tonelada de emissão de CO2 (gás carbônico) é necessário o plantio de 7,14 árvores para evitar que o planeta sofra danos ambientais. Para chegar ao número de árvores a serem plantadas pela empresa, a Copergás utiliza calculadora de emissão de CO2 disponibilizada pela Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça do Paraná.

De acordo com os indicadores da Companhia, constatou-se que para compensar a emissão feita pela Companhia, de julho de 2020 a junho de 2021, seria necessário o plantio de 1.267 mudas – total inferior ao doado (de 2.000 mudas).  Os dados considerados incluem: consumo de energia elétrica, de gás natural, combustível da frota de veículos e geração de resíduos sólidos.

Funcionando como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Serta é uma escola que ministra ensino técnico em Agroecologia para estudantes de duas unidades: uma em Glória do Goitá e a outra em Ibimirim, no Sertão.

Ao final do evento, André participou de um ato simbólico de plantio de mudas de Ipê Branco, árvore nativa da Mata Atlântica.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO