O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, foi firme em seu pronunciamento feito agora há pouco. Ele garantiu: “ninguém fechará essa Corte, nós a manteremos de pé”. O discurso aconteceu na abertura da sessão desta quarta-feira (08).
Citando diretamente Bolsonaro, Fux disse que “ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discurso de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal são atitudes antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis”, estimuladas pelo chefe da Nação. O presidente do STF também falou que desobediência configura crime de responsabilidade e deve ser apurado.
Nos atos que aconteceram em Brasília e São Paulo, Bolsonaro voltou a instigar seus apoiadores contra a Corte, alegando que os ministros não têm “mais condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal”, e atacou Alexandre de Moraes garantindo que não seguirá as determinações do magistrado.
“Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. Deixa de oprimir o povo brasileiro, deixa de censurar o seu povo. Não vamos permitir que pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e Constituição”, afirmou o presidente.