Miguel oficializa criação de nova empresa de água e esgoto

Notícias
Publicado por Karol Matos
6 de setembro de 2021 às 16h00min
Foto: Alexandre Justino

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), sancionou, nesta segunda (06), a lei para criação da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Águas do Sertão (SAAS). O documento é o primeiro passo para a substituição da atual concessionária, a Compesa, por uma nova empresa municipal para expandir o esgotamento sanitário e melhorar o acesso à água nas áreas urbanas e zona rural do município sertanejo. 

Com a lei sancionada, a próxima etapa, segundo o prefeito, é a formalização da companhia na junta comercial. Depois da fase de regularização, a prefeitura iniciará o processo de planejamento das atribuições, prioridades de investimentos e formação do corpo técnico. 

A nova empresa terá como meta universalizar o abastecimento de água na zona rural e ampliar os investimentos em obras de esgotamento para diversos bairros que estão em situação crítica de saneamento. Todas essas fases devam ser concluídas ainda neste ano. A previsão é de que já em 2022 a SAAS comece a operar em Petrolina. 

“Temos ainda comunidades na beira do rio que não têm abastecimento de água. É inadmissível que a Compesa arrecade, em média, cerca de R$ 150 milhões por ano e mal consiga investir 10%, 15%. A gente sabe que investir em saneamento e água é investir em saúde e qualidade de vida. Por isso, precisamos mudar a atual realidade para um  novo capítulo de desenvolvimento para nossa cidade”, destacou o prefeito durante o ato simbólico.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO