Recife investirá R$ 150 milhões na ampliação de vagas em creche

Notícias
Publicado por Karol Matos
24 de agosto de 2021 às 16h15min
Foto: Rodolfo Loepert

A Prefeitura do Recife lançou, nesta terça-feira (24), o Programa Infância na Creche. A previsão é de que sejam investidos R$ 150 milhões em recursos próprios dos cofres municipais, para a expansão de vagas em creches da história. 

“Nosso plano de ampliação das creches a gente anuncia hoje, mas já tem obras sendo executadas neste momento. Já são seis novas creches em obras na nossa cidade, além de projetos para mais dez sendo executados e outros dez sendo licitados para começar a obra de maneira imediata. A gente já pode falar no quantitativo de 26 unidades e 1,8 mil vagas para o próximo ano. Lembrando que serão 7 mil vagas ao longo dos próximos quatro anos”, anunciou o prefeito João Campos.

O programa cria uma estratégia permanente para os próximos dez anos e atuará em quatro eixos: construção de novas creches com foco na expansão da infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e estudos para parceria público privada (PPP), que viabilizará a construção de creches através de parcerias. 

O gestor lembrou que a duplicação de vagas em creches no Recife foi um compromisso de campanha e reforçou que educação é uma prioridade da gestão. “Estamos tirando do discurso e fazendo da educação verdadeiramente a nossa prioridade, seja no orçamento, na agenda ou nas ações prioritárias. O plano de duplicar as vagas de creches na cidade foi um compromisso  que eu firmei ainda ano passado e estou tendo oportunidade de começar a cumprir com ele. Lugar de criança é dentro da creche, dentro da sala de aula. A gente tem que dar o direito, isso é o mínimo que a gente pode fazer pelas crianças e a gente vai fazer com gosto e afinco para garantir que elas tenham o direito de sonhar”, afirmou o prefeito. 

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO