Governadores dizem que PMs vão atuar “nos limites da Constituição” durante o 7 de Setembro

Notícias
Por Karol Matos
23 de agosto de 2021 às 16h25min
Foto: Divulgação

A reunião do Fórum de Governadores que aconteceu nesta segunda (23) e contou com a participação dos gestores de 23 estados e do Distrito Federal, tratou também sobre a atuação da Polícia Militar durante as manifestações que estão sendo organizadas para o 7 de Setembro. “Aprovamos um compromisso no qual a polícia dos estados estará atuando nas formas e nos limites da Constituição e da lei”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

“O país sofre uma ameaça constante em relação à democracia. Basta observar as manifestações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, que flerta com o autoritarismo permanentemente e muitos dos seus ministros endossam isso. Isso afronta os princípios da liberdade, os princípios das instituições, os princípios da democracia e daquilo que nós defendemos”, disse o governador João  Doria (PSDB), que alertou os demais sobre uma possível “infiltração bolsonarista” dentro das polícias. 

O debate acontece no mesmo dia em que o Governo de São Paulo afastou o comandante da PM Aleksander Lacerda, depois de o coronel fazer convocação para o ato do 7 de Setembro e atacar as instituições nas redes sociais.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), garantiu que as manifestações devem acontecer de forma pacífica. “A Polícia do DF é uma das melhores do país. Não teremos nenhum tipo de insubordinação. O comandante tem o controle da tropa no DF e vamos atuar para que as manifestações que possivelmente venham a ocorrer sejam feitas de forma pacífica”, disse.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO