Em Brasília, Paulo se reúne com ministro para tratar sobre a Transnordestina

Notícias
Por Karol Matos
16 de agosto de 2021 às 10h30min
Foto: Hélia Scheppa

O governador Paulo Câmara (PSB) se reúne, nesta segunda-feira (16), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para discutir a retomada das obras do Ramal Suape da Transnordestina. Serão apresentados dados técnicos que justificam a permanência da Ferrovia dentro do planejamento.

Atualmente, a construção e exploração da ferrovia é uma concessão do Governo Federal a um grupo investidor privado. Caso os argumentos para que os serviços sejam finalizados por parte da União não sejam aceitos, o governador deve pedir a liberação para que o Estado assuma a responsabilidade. No último dia 9 de agosto, o gestor enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual para tornar o Governo de Pernambuco responsável por gerenciar a infraestrutura e os serviços de transporte ferroviário em seu território, sendo responsável também pela conclusão da obra.

“Temos uma ferrovia já construída, que vai do interior do Piauí até o município de Custódia, no Sertão de Pernambuco. Todos os estudos técnicos mostram que a conclusão da Transnordestina até Suape é a opção mais viável, seja pelo percurso menor, seja pelo custo da obra a ser finalizada. Com o envio dessa emenda constitucional ao Legislativo, estamos deixando claro que todos os esforços necessários para a Transnordestina se tornar uma realidade em Pernambuco estão sendo feitos pelo Governo do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

A luta pela permanência da Transnordestina em Pernambuco tem mobilizado diversas lideranças políticas a níveis estadual e federal. Na última quinta-feira (12), o plenário da Alepe aprovou a criação de uma Frente Parlamentar para tratar sobre o assunto. Ainda em agosto, houve uma reunião com deputados federais pernambucanos, e os senadores Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), para debater a permanência do Ramal Suape.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO