Casa de Clarice Lispector será tombada como Patrimônio Cultural de Pernambuco

Notícias
Publicado por Karol Matos
15 de agosto de 2021 às 09h00min
Foto: Reprodução/Internet

A casa onde a escritora Clarice Lispector passou parte da vida vai se tornar Patrimônio Cultural de Pernambuco. O processo de tombamento começou em 2017, mas a decisão final do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural foi publicada no Diário Oficial deste sábado (14) e será homologada pelo governador Paulo Câmara (PSB).

O imóvel fica localizado na Praça Maciel Pinheiro, 387, esquina com a Travessa do Veras, Bairro da Boa Vista, no Recife. Imortalizada como um dos maiores nomes da literatura brasileira, a escritora ucraniana viveu com a família neste endereço entre 5 e 17 anos de idade. A casa fica em frente à estátua construída em sua homenagem, que testemunha a situação de anos de abandono do imóvel. 

Imagem: Reprodução/Diário Oficial

O local é administrado pela Santa Casa de Misericórdia, que em dezembro de 2020 chegou a divulgar um projeto arquitetônico de restauro orçado em R$ 1,8 milhão, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que recorreu a um edital do Fundo de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Com o tombamento, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) fica responsável pela fiscalização do espaço, que se torna protegido legalmente contra destruição ou descaracterizações.

Até o fechamento desta matéria, não conseguimos contato com a Fundaj ou a Santa Casa para saber detalhes sobre o andamento dos trâmites para a restauração.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO