Cenário Político: Raquel Lyra mantém cautela sobre 2022

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da terça

Com o nome em alta para disputar o Palácio do Campo das Princesas no próximo ano, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), tem mantido bastante cautela sobre o assunto, sendo a mais discreta entre todos os pré-candidatos. Ainda em abril, a tucana até que iniciou um circuito com o objetivo de dialogar com lideranças da oposição, mas logo em seguida testou positivo para a Covid-19 e depois de se recuperar, voltou todas suas atenções para questões administrativas.

Com o veto do MDB de Pernambuco ao prefeito Miguel Coelho, o cenário eleitoral mudou e as especulações sobre uma possível recomposição da família Coelho com a Frente Popular aumentaram. Com isso, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) disputaria a reeleição e Miguel ficaria de fora do jogo. Não seria nenhum absurdo um rompimento de FBC com o presidente Bolsonaro, considerando que ele foi eleito em 2014 na chapa do PSB e possui uma estreita relação com Geraldo Julio (PSB), que já foi seu secretário em Petrolina.

Mesmo sendo enxergada por dirigentes nacionais do PSDB como uma aposta, Raquel Lyra sabe do risco que é renunciar ao governo para abraçar um projeto a nível estadual cheio de incertezas. Por outro lado, como presidente estadual da sigla, vai precisar se mexer internamente para atrair quadros que possam reforçar a chapa proporcional e também montar um palanque para João Doria ou Eduardo Leite em Pernambuco. Sendo candidata ou não ao Palácio em 2022, os desafios estão colocados à mesa.

Ciclo digno – A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), sancionou, nesta segunda-feira (19), a lei que institui o programa Ciclo Digno, que consiste na distribuição gratuita de absorventes para estudantes das escolas da rede pública municipal. Mais de 13 mil alunas acima dos 10 anos de idade serão contempladas.

Novos grupos – Com o anúncio da chegada de quase 400 mil doses da vacina contra a Covid-19 em Pernambuco, alguns municípios avançaram na faixa etária. Recife vacinará pessoas a partir dos 34 anos, já o Cabo foi para 36. Caruaru ampliou para 37 anos.

Benefício – No mesmo dia em que anunciou a abertura da vacinação para recifenses a partir dos 34 anos, o prefeito João Campos (PSB) lançou o Certificado de Vacinação, que ficará disponível para as pessoas imunizadas no aplicativo ou site Conecta Recife. Com este documento, os recifenses imunizados ganharão descontos e benefícios em estabelecimentos comerciais.

Agilidade – Denúncias de violações dos direitos e de violência contra a mulher, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e animais poderão ser feitas via WhatsApp. É o que o deputado Romero Albuquerque (PP) pede em uma indicação feita ao Governo do Estado. O parlamentar vê na criação de canais de atendimento através do aplicativo a possibilidade de oferecer ao cidadão nova ferramenta para denunciar de forma sigilosa e rápida a prática de tais crimes.

Representação – 21 atletas, paratletas e treinadores estarão representando Pernambuco nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A maior competição esportiva do planeta acontecerá entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Ao todo, a terra dos altos coqueiros irá figurar em dez modalidades. São elas: natação, futebol, handebol, futebol de 5, vôlei, judô, atletismo, bocha, goalball e tênis de mesa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO