Cenário Político: decisão do MDB muda conjuntura no estado

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
14 de julho de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quarta

Após ser comunicado pelo senador Jarbas Vasconcelos e pelo deputado Raul Henry, que o MDB continuará firme e forte na Frente Popular, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, deve procurar outro partido para manter vivo o desejo de disputar o Palácio do Campo das Princesas no próximo ano. O caminho natural é o DEM, legenda que já abriga os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho.

A maior desvantagem de Miguel, desde o início da construção desse projeto, sempre foi não possuir o comando do MDB. Mesmo com as mais diversas lideranças nacionais expressando simpatia pelo seu nome, estadualmente ele sempre encontrou resistência da ala jarbista, que nunca mostrou interesse em romper a aliança com a Frente Popular, deixando a tão pregada “unidade” do partido apenas no discurso.

O movimento encabeçado por Jarbas e Raul de certa forma acaba beneficiando indiretamente Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB), já que ambos desfrutam do privilégio de presidirem os partidos aos quais são filiados, além de contar com o aval dos caciques em nível nacional. Já Miguel volta à estaca zero e vai precisar se ambientar em outro espaço para buscar ser candidato, considerando que não há mais clima para permanecer no MDB.

O preço – Nos bastidores, a puxada de tapete que o MDB deu no prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, estaria ligada a uma vaga na chapa liderada pela Frente Popular. A expectativa é que Raul Henry possa assumir a vice de Geraldo Julio (PSB) ou até mesmo a vaga na chapa para o Senado Federal.

Animado – Quem resolveu circular o estado de olho em uma das vagas da Alepe foi Jarbas Filho (MDB). Nos últimos dias ele visitou as cidades de Custódia, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Itapetim, São José do Egito e Tuparetama. Em 2012 o jovem tentou se eleger vereador da capital pernambucana, mas recebeu 4.295 votos, ficando de fora da Câmara do Recife.

Adesão – Em reunião do Diretório Nacional do PSB, ficou definido que os filiados da sigla participarão dos atos públicos contra o presidente Jair Bolsonaro que serão realizados em todo o País no dia 24 de julho. No documento aprovado, os socialistas reforçam a importância do cumprimento dos protocolos de segurança sanitária como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento.

Saúde – O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e ex-deputado federal, Zé Augusto Maia, foi internado na Unimed Caruaru com Covid-19. De acordo com a assessoria do hospital, ele está na segunda semana de sintomas, respira em ar ambiente, sem necessidade de oxigenoterapia. O quadro clínico é estável. A previsão é de alta médica entre 48h e 72h.

Incentivo – A Prefeitura de Caruaru elaborou roteiros direcionados para quatro dos principais equipamentos turísticos da Capital do Agreste: Feira, Alto do Moura, Monte Bom Jesus e Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos). A iniciativa visa impulsionar a cadeia econômica local, estimulando visitações de turistas e também de moradores de Caruaru.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO