Foi protocolado nesta quarta-feira (09) o projeto de lei 2098/21 que pretende incluir nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização os trabalhadores das centrais de abastecimento (CEASA), de mercearias, mercados, supermercados e hipermercados. O autor da proposta, Felipe Carreras (PSB) argumenta que esses profissionais não tiveram a oportunidade de trabalharem de forma remota, como a maioria.
“Esses trabalhadores continuaram expostos no transporte público e em seus locais de trabalho, reconhecidamente locais de aglomeração, mesmo com todas as medidas sanitárias e de controle. São eles que garantem que a população em geral não fique desabastecida, agravando a crise na qual vivemos e as dificuldades que as medidas sanitárias impuseram durante a pandemia”, disse Carreras.
O presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento, Gustavo Melo, agradeceu o empenho do deputado em colocar o assunto em pauta. “Essa demanda eu recebo diariamente. É uma preocupação constante dos presidentes das centrais a inclusão dos nossos colaboradores no Plano Nacional de Imunização. Contamos com o apoio dos demais deputados da Casa para que a vacina chegue para nosso pessoal que trabalha diariamente nos entrepostos”, disse.
“O nosso projeto tem o intuito de proteger esses profissionais e corrigir o que consideramos um erro. Precisamos reconhecer a dedicação destes trabalhadores, sem os quais teria sido impossível manter o restante da população em casa, segura”, concluiu o deputado.