Em defesa da Polícia Militar de Pernambuco, o vereador Dilson Batista (Avante) protocolou, nesta segunda-feira (07), na Câmara Municipal do Recife, uma representação contra a vereadora Liana Cirne (PT) por suposta quebra de decoro parlamentar. De acordo com o documento, a petista teria cometido práticas incompatíveis com o seu mandato durante a manifestação que aconteceu no centro do Recife, no último dia 29 de junho.
O requerimento, que será encaminhando à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, ressalta que Liane Cirne, em entrevista concedida à Rede Globo, afirmou que esteve presente na manifestação, contrariando o decreto do Governo de Pernambuco, Nº 50.751, de 24 de maio de 2021, que proíbe a promoção de qualquer tipo de aglomeração, como forma de combater os avanços da pandemia no estado.
A representação destaca que a petista, exibindo a sua carteira funcional de parlamentar, cometeu flagrante ato de Abuso de Autoridade ao se colocar na frente de uma viatura policial na tentativa de impedir a condução de um manifestante flagrado arremessando pedras contra o carro da polícia, inclusive causando danos ao veículo.
“Está claro que a vereadora Liana Cirne ultrapassou os limites da sua função. Todo abuso de autoridade deve ser combatido. Também é papel do vereador fiscalizar os excessos cometidos pelos seus colegas de parlamento, além disso, a Polícia Militar de Pernambuco, que se destaca nacionalmente no cumprimento da sua missão, precisa ser respeitada”, explicou o vereador Dilson Batista.