Cenário Político: repressão não é a solução

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
31 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Agência JCMazella

Coluna da segunda-feira

No último final de semana, imagens da violência policial para dispersar manifestantes em um ato que aconteceu no centro do Recife circularam por todo o país. Nelas é evidente a truculência de uma instituição que deveria servir para proteger e não para violentar. Diversas entidades e autoridades condenaram o fato, e solicitaram uma ampla e rigorosa apuração sobre o caso. A princípio, o oficial comandante da operação e os envolvidos na agressão à vereadora que levou spray de pimenta no rosto foram afastados.

Ainda ontem (30), o Governo de Pernambuco determinou que o Estado preste assistência a dois homens que sofreram ferimentos graves. As vítimas, que não estavam participando do protesto, chegaram a ser atingidas no rosto por balas de borracha disparadas por policiais militares. Ambos perderam parte da visão. Os atos contra o presidente Jair Bolsonaro aconteceram em todo o Brasil, mas apenas na capital pernambucana a repressão foi registrada.

Muitos questionamentos sobre quem deu a ordem para os ataques surgiram. Através de um vídeo, a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) informou que a determinação não partiu do Palácio, dando a entender que existe um poder paralelo dentro da corporação. É preciso que os envolvidos sejam punidos, para que cenas como as que foram vistas no sábado (29) não sejam reproduzidas nas demais manifestações, independente de quem for o governante.

Cálculo – Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT), pediu apuração rigorosa dos ataques feitos aos manifestantes. Apesar do posicionamento, o senador evitou fazer uma cobrança direcionada ao governador Paulo Câmara (PSB). A chance dos dois estarem no mesmo palanque mais uma vez no próximo ano é grande. Por isso a cautela nas palavras.

Concorrente – O deputado estadual Erick Lessa (PP) pode ganhar um concorrente direto na eleição de 2022. Isso porque o vereador Cabo Cardoso (PP) estuda a possibilidade de disputar uma vaga na Alepe. Ambos fazem parte do mesmo partido e também atuam na área da segurança pública.

Convite – Único vereador assumidamente bolsonarista na Câmara de Caruaru, Cabo Cardoso (PP) foi convidado para uma agenda com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. O parlamentar acompanhou a agenda dos ministros da Saúde e Turismo em Caruaru. Outros apoiadores do chefe do Planalto também marcaram presença vestidos com as cores da bandeira do Brasil.

Possibilidade – Nos bastidores, o empresário caruaruense Rodolfo Silva é cotado para disputar um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele é filho do ex-deputado e ex-vereador Adolfo José, que recentemente assumiu a presidência do PTB em Caruaru. Ambos participaram da visita dos representantes do governo Bolsonaro a Capital do Agreste. 

Ação – Em um novo decreto municipal que entra em vigor a partir de amanhã (1º), a Prefeitura de Garanhuns vai proibir em qualquer hipótese a comercialização de bebida alcoólica, inclusive, no sistema delivery ou em ponto de coleta. A medida visa garantir o avanço da Covid-19 na Cidade das Flores.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO