Cenário Político: Lessa fortalece bases políticas fora de Caruaru

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
29 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna do sábado

Cortejado para disputar a reeleição pelo PSL, o deputado estadual Erick Lessa garantiu que seu projeto é seguir no PP, onde conquistou o mandato em 2018 com 29.128 votos, sendo o 40° mais votado dos 49 parlamentares. No ano passado, o delegado disputou pela segunda vez a Prefeitura de Caruaru, mas obteve um resultado muito abaixo do esperado. 

Conhecido por levantar a bandeira da segurança pública, Lessa também tem se destacado nas pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico, principalmente no que se refere às medidas aplicadas na pandemia, onde tem tentado intermediar soluções junto ao governador, aproveitando para fortalecer laços políticos com os mais variados segmentos.

O deputado tem atuado para ampliar suas bases eleitorais além de Caruaru, buscando colocar emendas que fortaleçam seus aliados e possam refletir nas urnas em 2022. No próximo ano o delegado ganhará mais adversários locais, além dos que já existem, a exemplo de Fernando Lucena (PSDB), que terá a máquina do governo trabalhando a seu favor e Raffiê Dellon (PSD). 

Fora de Caruaru, em 2018, o parlamentar conquistou apenas 6.188 votos, e vem estreitando relações em cidades satélites como Toritama, Santa Cruz e Taquaritinga do Norte para tentar reverter isso. Mesmo com a maioria do eleitorado de Lessa sendo de Caruaru, a estratégia de projetar seu nome para além da Capital do Agreste é uma decisão acertada para quem tem intenção de conquistar a manutenção do mandato e permanecer como um dos mais atuantes na Assembleia Legislativa.

Obediente – Após recomendação do Ministério Público de Pernambuco para que partidos e movimentos não realizassem ato marcado no Recife amanhã (29), contra Bolsonaro, o deputado e presidente estadual do PT, Doriel Barros, emitiu um ofício direcionado aos dirigentes da sigla determinando que não participem da manifestação obedecendo, o MPPE.

Na estrada – A atual secretária executiva de Articulação e Prevenção Social do Governo de Pernambuco, Edna Dantas, montou uma agenda política e meteu literalmente o pé na estrada. Nos bastidores, ela já é vista como pré-candidata a deputada estadual. Recentemente, a gestora articulou um encontro entre o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o prefeito do Cabo, Keko do Armazém (PL), que resultou numa emenda de R$ 10 milhões.

Apelo – Natural de São Bento do Una, Alceu Valença gravou um vídeo se mostrando preocupado com a situação do Agreste de Pernambuco em relação ao avanço da Covid-19 e a falta de oxigênio. Ele implorou que as pessoas fiquem em casa, mas que usem máscara e evitem aglomeração, caso precisem sair. Durante a semana o Ministério da Saúde confirmou que a cidade natal do artista desperdiçou mais de 2.800 doses do imunizante, depois de uma instabilidade no refrigerador.

Relator – Após o presidente Jair Bolsonaro assinar uma ação na qual a Advocacia-Geral da União (AGU) pede a suspensão das medidas adotadas por três estados para conter o avanço da Covid-19, um sorteio eletrônico escolheu Luís Roberto Barroso como relator. O ministro não tem prazo para decidir a questão.

Fiscalização – O efetivo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) estará reforçado, neste fim de semana, para garantir o cumprimento da quarentena em 59 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. Durante todo o sábado (29) e o domingo (30), policiais militares e civis, além dos bombeiros militares, fiscalizam e orientam a população, para evitar aglomerações e a abertura de serviços proibidos no período.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO