Com uma atuação na gestão de mobilidade cada vez mais focada na redução de sinistros de trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará, nesta sexta-feira (28), um projeto inovador para a Rua da Palma, na área central da cidade. A intervenção beneficiará mais de 1.700 pedestres que passam na via diariamente, mais pessoas do que as que estão nos carros que são cerca de 190 diariamente.
Requalificada, a Rua da Palma terá as calçadas alargadas para dar mais segurança aos pedestres. O projeto foi desenvolvido em parceria com a NACTO-GDCI, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança viária, instituições de referência mundial em mobilidade urbana. As ações fazem parte da programação da campanha do Maio Amarelo no Recife.
Para receber o novo desenho de via, a Rua da Palma passou por um recapeamento, realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a CTTU implantou a sinalização do urbanismo tático, alargando as calçadas em mais de 1.000 m². Além disso, a via receberá mobiliário urbano, que auxiliará, também, na mobilidade e acesso aos comércios locais. O diálogo com os comerciantes da via foi feito em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Dircon), que possibilitou a redução de vagas de estacionamento para ampliar o espaço dos pedestres e dar mais segurança viária a esse público.