
Coluna da sexta-feira
Caso o ex-ministro Armando Monteiro Neto (PSDB) seja escalado para disputar a vaga que cabe a Pernambuco no Senado, o empresário Douglas Cintra pode surgir como alternativa para tentar buscar um mandato na Câmara Federal em 2022. De acordo com o que a coluna apurou, o caruaruense já tem realizado algumas costuras na intenção de reunir apoios em torno de seu nome.
O desejo de Douglas em disputar um cargo eletivo não é de hoje. Quando fez parte do grupo do deputado José Queiroz (PDT), ele chegou a ter o nome trabalhado para ser testado nas urnas, mas recuou para atender aos interesses do ex-prefeito. Ele também atuou diretamente na campanha de Erick Lessa em 2016 e na de Fernando Rodolfo em 2018, mas a relação com ambos ficou estremecida após as respectivas eleições.
Para que o projeto que vem sendo desenhado ganhe musculatura, outros elementos precisam ser definidos até lá; entre eles, o de convencer a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) a apoiá-lo. Desde o pleito passado, Cintra tem feito alguns gestos de aproximação com a tucana, que constantemente vem sendo lembrada para disputar o Governo do Estado no próximo ano e pode ser a peça chave para que o empresário consiga deslanchar na carreira política.
Sonhando acordado – Além de Douglas Cintra, quem também trabalha na intenção de ter o apoio da prefeita Raquel Lyra (PSDB) em 2022 é o deputado federal Fernando Rodolfo (PL). Durante a eleição municipal, ele marcou presença em diversos atos de campanha ao lado da tucana. O parlamentar também já direcionou várias emendas para a Capital do Agreste.
Agenda eleitoral – Como a coluna adiantou ontem (20), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), realizou uma visita à prefeita Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru. A ideia era que o gestor jaboatonense participasse da inauguração de um equipamento de saúde ao lado da tucana, mas a agenda precisou ser substituída por uma conversa na sede do governo municipal, seguida por um almoço em um shopping da cidade.
Acomodação – O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou ontem (20), mais algumas mudanças no seu governo. Com as alterações ele contempla os partidos Republicanos e Avante, que, através dos seus líderes, indicaram Tomé Franco para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Antônio Júnior para presidir a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), respectivamente. Ambos eram secretários executivos do governo João Campos (PSB).
Confiança – Quem assumiu a chefia de gabinete na Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, foi Gean Carlos Lima, que conta com a extrema confiança do secretário Alberes Lopes. A dupla atua em conjunto antes mesmo de Alberes ter sido eleito vereador de Caruaru, em 2016.
Filiação – Está marcada para a próxima segunda-feira (24), a filiação do ex-deputado federal Jean Wyllys ao Partido dos Trabalhadores. Aos 47 anos, o ex-deputado federal reside atualmente em Paris e seu ingresso ao PT será online, contando com a presença dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, e da presidente do partido Gleisi Hoffmann, além de lideranças políticas internacionais. Jean exerceu dois mandatos em Brasília.