O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12-PE) realizou na última semana mais uma edição da Operação Carcará, no Sertão pernambucano. Ao todo foram 16 municípios da região foram fiscalizados, incluindo um total de 75 locais de prática vistoriados. Entre eles academias, praças, parques, boxes, studios e escolas.
As equipes realizaram as fiscalizações nos seguintes municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Dormentes, Afrânio, Araripina, Ouricuri, Trindade, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Bodocó, Exu, Moreilândia, Ipubi, Granito.
De acordo com as equipes de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE, 13 academias tiveram suas atividades suspensas e outros 16 estabelecimentos foram notificados por funcionarem sem um Profissional de Educação Física no local. Em 84 abordagens a Profissionais de Educação Física, 23 pessoas foram notificadas por exercício ilegal da profissão.
A Operação Carcará contou com o apoio da Vigilância Sanitária de Petrolina. A fiscalização notificou ainda 6 escolas, por não possuírem Profissionais de Educação Física nos seus quadros docentes.