Cenário Político: Agreste na mira das restrições

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Edmilson Tanaka

Coluna da sexta-feira

Conforme o Blog Cenário adiantou ontem (13), ainda durante coletiva realizada pelo Palácio, é possível que haja um novo endurecimento das medidas restritivas para tentar conter o avanço da Covid-19 no Agreste. Tudo vai depender de uma reunião marcada para acontecer hoje (14) entre o Governo do Estado e prefeitos da região.

Apenas na última semana, foi registrado um aumento de 9,3% na busca por vagas de UTI, fato que tem preocupado o secretário estadual de Saúde, André Longo. No dia 6 de maio, Pernambuco estendeu as atuais restrições durante 15 dias, gerando uma reação do setor produtivo, que já vem amargando prejuízos desde o ano passado.

Em Caruaru, entidades empresariais solicitaram à prefeita Raquel Lyra (PSDB) a antecipação de três feriados municipais, como forma de incentivar as vendas no comércio, mas o pedido foi negado pela gestora, que apesar de considerar o pleito legítimo, avaliou que o atual panorama epidemiológico não é favorável.

Mesmo sendo a segunda região de Pernambuco com mais leitos para assistência à Covid-19, a demanda principalmente por UTIs só tem aumentado, levando os principais hospitais da rede pública a operarem com 100% da capacidade. Por outro lado, existe uma grande apreensão por parte dos comerciantes, já que são diretamente atingidos pelas medidas.

Os setores da indústria e o comércio têm atuado para não serem paralisados, mas a maior preocupação é que haja uma nova suspensão das Feiras do Polo de Confecções, que são as maiores geradoras de renda na região. É preciso que, além das medidas para evitar o avanço da doença, também tenha ações efetivas para reduzir os sucessivos impactos que agravam ainda mais a situação econômica do setor produtivo e podem repercutir diretamente em demissões.

Apelo – A deputada Teresa Leitão (PT) levou para a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta (13), um apelo sobre a situação dos trabalhadores em educação. Sem vacina e se vendo diante da determinação do Governo de Pernambuco para retomar as aulas presenciais, a categoria continua em greve. A petista encaminhou, na quarta (12), um ofício ao governador Paulo Câmara (PSB), solicitando a reabertura das negociações.

Agilidade – A deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) participou ontem (13), de uma reunião com representantes da CELPE para tratar sobre questões envolvendo o fornecimento de energia em Santa Cruz do Capibaribe. A reunião contou com a participação da gerente de Relações Institucionais da companhia, Érica Ferreira, e da analista Priscilla Primo. A parlamentar tinha feito uma Indicação cobrando soluções para as constantes quedas de energia na Capital da Moda.

Esforços – Em apenas um dia, o total de chuvas registrado na capital pernambucana superou os 200 mm, o que corresponde a mais de 60% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328 mm. O investimento da Prefeitura do Recife na Ação Inverno é de de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento.

Iniciativa – O vereador de Caruaru, Anderson Correia (PP), apresentou um requerimento solicitando a criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres – CEATAS, provisório, em Caruaru, para receber, reabilitar e destinar animais silvestres resgatados em ações de fiscalização ou entrega voluntária. A ideia da proposição surgiu após a participação do edil numa operação de combate a crimes ambientais, que resgatou 60 animais silvestres na Capital do Agreste.

Em atividade – Acompanhado do vereador Galego de Lajes (MDB), o empresário Tonynho Rodrigues esteve, na tarde desta quinta-feira (13), reunido com Denis Mendes, novo Gerente Regional da Compesa, em Caruaru, discutindo sobre o abastecimento de água nos bairros e vilas da zona rural, como também da cidade de Riacho das Almas. Tonynho é cotado para disputar uma vaga na Câmara Federal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO