Celpe contrata 42 mulheres eletricistas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
12 de maio de 2021 às 12h00min
Foto: Divulgação

Com a finalidade de ampliar a igualdade de gênero e incentivar a inserção feminina para atuar em uma profissão predominantemente ocupada por homens, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) contratou, nesta terça-feira (11), 42 novas mulheres eletricistas. As novas profissionais da concessionária foram qualificadas pela própria Celpe, por meio da Escola de Eletricistas. Cinco delas concluíram o curso em turmas mistas, com homens e mulheres. As demais se formaram em turmas exclusivas para mulheres.

As novas eletricistas estão aptas para realizar todos os serviços relacionados à rede de distribuição de energia elétrica. Durante a capacitação, todas cursaram disciplinas teóricas e práticas, com uma carga horária de 596 horas. As aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) foram desde o funcionamento da eletricidade, até o uso adequado dos equipamentos de proteção individual, das ferramentas e a forma de contato com a rede, tudo com o foco na segurança e no bom atendimento ao cliente.

As 42 novas contratadas serão distribuídas nas equipes da Região Metropolitana e do Agreste, sendo 12 no Cabo de Santo Agostinho, 20 em Caruaru, nove em Garanhuns e uma no Recife.

Além de desenvolver e fortalecer a formação profissional técnica qualificada com foco em segurança, a ação faz parte do compromisso da distribuidora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que colocam a Igualdade de Gênero como uma das grandes metas globais a serem atingidas até 2030.

A capacitação também conta com o apoio do Governo de Pernambuco. A Escola de Eletricistas para Mulheres é a primeira parceria firmada com uma instituição privada pelo Programa PE com Elas, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Mulher.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO