Cenário Político: a banalização da classe política

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de maio de 2021 às 00h00min
Foto: Vladimir Barreto

Coluna da terça-feira

O incidente registrado nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Caruaru, no qual um aspirante a integrante do MBL se desentendeu com servidores da Casa, só reafirma a banalização da política atualmente. E esta não foi a primeira vez que o dito cujo, armou situações semelhantes envolvendo o Legislativo. O fato de não se sentir representado pelos parlamentares e governantes tem levado os insatisfeitos a passarem do limite nas cobranças e manifestações realizadas, partindo para agressões verbais e físicas.

Alguns desses personagens icônicos têm agido apenas para tentar conquistar seu minuto de fama e visibilidade, muitas das vezes no intuito de se projetar para disputar algum cargo eletivo. E o desgaste entre os mandatários e a população só tem ajudado, com a força da internet, a impulsionar esses ilustres desconhecidos do baixo clero do debate político.

O ato de protestar contra o que se supõe errado é extremamente válido, desde que a atuação política não se confunda com a particular. Atualmente diversos instrumentos legais como as instituições fiscalizadoras e até a imprensa estão aí para tal. De encontro a este, que deveria ser o caminho, o radicalismo exercido em alguns casos como o de ontem não desabonam apenas a imagem de quem se torna alvo, seja o Legislativo ou Executivo, mas também o trabalho coletivo e a instituição ali representada.

Apagão – Através de uma indicação endereçada ao Governo do Estado e à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a deputada Alessandra Vieira (PSDB) cobrou solução para constantes quedas de energia em Santa Cruz do Capibaribe. Em sua justificativa, a parlamentar apontou que o município é uma grande unidade produtora de confecções em Pernambuco, por isso a importância da garantia da energia na localidade.

Atividades religiosas – O deputado estadual Erick Lessa (PP) ressaltou a lei que estabelece o funcionamento de igrejas e templos como atividades essenciais. A sanção foi feita pelo governador Paulo Câmara (PSB), nesta segunda-feira (10). Alinhado com lideranças de vários segmentos, o parlamentar desenvolveu atividades em defesa da causa. Durante a polêmica, ele se posicionou diversas vezes sobre o assunto.

Reforço – A Prefeitura do Recife começa a pagar, no próximo dia 24 de maio, o Auxílio Municipal Emergencial Recife (AME Recife), destinado a 30 mil famílias. A validação do benefício e o agendamento para receber os cartões-alimentação com cargas de R$ 50 ou R$ 150 deverá ser feito a partir do dia 12, através do aplicativo ou do site do Conecta Recife. 

Entregas – O programa Avião Solidário da LATAM alcançou a marca de 30,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 movimentadas gratuitamente para todos os estados do Brasil, a bordo de 337 voos. Desde 18 de janeiro deste ano, o programa tem apoiado a distribuição voluntária dos imunizantes pelo País, por meio da operação da LATAM Cargo.

Subiu – Os Indicadores Industriais de março, medidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que a atividade industrial de março foi positiva e compensou parte das perdas de fevereiro. O faturamento cresceu 2,2% em março e recuperou mais da metade da queda de 3,6% em fevereiro. As horas trabalhadas aumentaram 0,9% em março.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO