O fantasma que assombra Tony Gel

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
5 de maio de 2021 às 14h30min
Foto: Evane Manço

Desde que deixou a Prefeitura de Caruaru em 2008, para ir em busca do “sonho” de ser vereador, nunca mais o grupo político liderado por Tony Gel, hoje no MDB, venceu uma eleição majoritária no munícipio. Por outro lado, ele foi eleito deputado estadual em três ocasiões, sendo, em duas delas, o mais votado na Capital do Agreste. 

O desgaste causado na imagem de Tony após deixar o Palácio Jaime Nejaim nas mãos do então presidente da Câmara, Neguinho Teixeira, jamais foi revertido. Além da péssima administração nos poucos meses que ficou à frente do governo municipal, as barbeiragens feitas por Neguinho lhe custaram uma prisão por coação de testemunha.

Em 2016, Tony Gel voltou a disputar a Prefeitura. Ele recebeu 37,10% dos votos e chegou a ir ao segundo turno contra a então deputada estadual Raquel Lyra (PSDB), sendo derrotado por ela com uma diferença de mais de 11 mil votos. Muitos davam como certa a vitória do emedebista, mas nos bastidores o revés foi atribuído a uma desconfiança do eleitor por ele não ter concluído o cargo para qual foi eleito em 2004.

Atualmente, Raquel é uma das cotadas para disputar o Governo de Pernambuco nas próximas eleições, mas para isso, será necessário renunciar a sua função até abril de 2022, precisando passar o bastão para o seu vice, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Apesar da conjuntura e os personagens serem outros, o fantasma que ainda assombra Tony Gel pode ser um exemplo a ser considerado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO