Coluna do sábado
Em um documento com 22 páginas elaborado pelos vereadores Fagner Fernandes (PDT) e Galego de Lajes (MDB), únicos sobreviventes da oposição na Câmara de Caruaru, eles fizeram uma avaliação dos 100 primeiros dias do governo da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Geralmente esse é o período de trégua para que o gestor possa conhecer melhor a máquina pública, o que não é o caso da tucana, que foi reeleita em novembro do ano passado.
Os parlamentares destacaram algumas deficiências em áreas específicas como saúde e educação, onde também foi apontada uma possível falta de planejamento para o retorno das aulas presenciais. A oposição que ainda não tinha emplacado nenhuma ação de destaque na cidade, acertou na estratégia. Apesar da aprovada administração comandada por Raquel, é natural que os adversários apontem erros que eventualmente aconteçam.
Com as sessões acontecendo de forma virtual desde o ano passado, por conta da pandemia, praticamente não existe acirramento entre oposição e situação, comprometendo a qualidade do debate político na cidade. Mesmo nadando contra a maré, o bloco que atualmente só conta com a dupla formada por Fagner e Galego tenta se reinventar dentro das limitações impostas pela forte base governista na Câmara.
Solicitação – Durante visita do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), por Caruaru, o vereador Anderson Correia (PP) apresentou uma indicação solicitando a construção de um hospital público veterinário em Caruaru, com atendimento 24h. O parlamentar foi eleito com um forte apelo de defensores dos animais e tem feito uma boa atuação.
Desabafo – Em discurso emocionado durante sessão da Alepe nesta semana, o deputado estadual José Queiroz (PDT) fez duras críticas à condução do governo Bolsonaro no combate à pandemia. O pedetista, além de lamentar as milhares de mortes acusadas pelo vírus, classificou o chefe do Executivo como “monstro e genocida”.
Reforço – O Republicanos Pernambuco, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho, filiou Marquinhos Moura, ex-prefeito de Maraial, nesta sexta-feira (09). O ato de filiação, que aconteceu na sede do partido, contou ainda com a presença do deputado estadual João Paulo Costa (Avante). “Vamos transformar nossa vontade de trabalhar em benefícios para a população de Maraial”, afirmou o ex-gestor.
Prevenção – A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização – PNI, inicia, na próxima segunda-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe. Na primeira etapa de vacinação serão vacinados os seguintes grupos: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto) e trabalhadores de saúde. A imunização segue até o dia 10 de maio.
Queda – A produção industrial pernambucana de fevereiro caiu 1,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O motivo para esta queda teve a ver com a influência do setor de alimentos, considerado um dos mais importantes para o segmento, e que recuou 17,6% em razão dos estoques gerados no ano passado. Na análise do economista da FIEPE, Cézar Andrade, o setor de alimentos conseguiu puxar para baixo o resultado final, porque em 2020 foi o que mais cresceu e, naturalmente, foi um dos mais demandados.