Nos últimos dias, algumas peças no xadrez eleitoral começaram a ser mexidas, mesmo que de forma tímida. Sem falar objetivamente em 2022, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), cumpriu uma série de agendas com membros do campo da oposição no estado, mas uma das reuniões ganhou maior visibilidade, que foi o encontro com o deputado Raul Henry, presidente do MDB em Pernambuco.
Raul foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Paulo Câmara (PSB) em 2014, período suficiente para ambos criarem um forte vínculo político. Ano passado, ele foi estimulado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) para mais uma vez disputar a Prefeitura do Recife, mas no fim das contas pesou a aliança com os socialistas iniciada em 2012, estimulada pelo senador Jarbas Vasconcelos, maior nome da sigla no estado.
Sentindo que Miguel pode ter o nome rifado pelo partido no próximo ano, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) abriu as portas do Democratas para que o prefeito se sentisse mais à vontade para construir sua caminhada rumo ao Palácio. Pesará na conta do MDB a manutenção do mandato de Raul Henry, que graças ao empenho do PSB se tornou novamente deputado federal.
Redução – Mesmo Pernambuco confirmando 82 novas mortes nesta quinta-feira (08), os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), pela primeira vez desde o final de janeiro, se mostraram em queda, com 1.681 notificações na semana passada. O número corresponde a uma redução de 2,2% em comparação com a semana anterior.
Queda – Pernambuco também registrou, por duas semanas seguidas, redução nos pedidos de internação em UTI. Houve uma queda de 11% na comparação entre a semana passada (SE 13), e a anterior (SE 12) que, por sua vez, já tinha registrado uma redução de 4% em comparação a Semana Epidemiológica 11.
Nova remessa – As mais de 187 mil vacinas que chegaram ontem (08) a Pernambuco, possibilitarão o avanço da imunização de idosos e trabalhadores das forças de segurança e salvamento. Com a nova remessa, sobe para 1.639.960 o número de doses da CoronaVac/Butantan e para 380.970 as da AstraZeneca/Fiocruz recebidas por Pernambuco.
Proposta – O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) apresentou, um projeto que declara como essencial o funcionamento dos estabelecimentos que produzem, distribuem, comercializam e entregam produtos óticos em Pernambuco. O parlamentar já havia encaminhado apelo ao Governo do Estado no último período de quarentena, solicitando a inclusão das óticas no rol dos serviços essenciais.
Decisão – Após muita polêmica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 votos a 2, que estados e municípios podem restringir cultos e missas presenciais durante a pandemia da Covid-19. Apenas Nunes Marques e Dias Toffoli foram contrários. O ministro Gilmar Mendes foi o relator do caso.