
A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realiza na tarde desta terça-feira (30) mais uma sessão plenária virtual. Dentre as demandas que foram apresentadas e serão votadas hoje, três proposituras de autoria do Legislativo – assinadas pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), e subscrito pelos demais vereadores e vereadoras, cujo conteúdo poderá impactar diretamente na rotina da cidade.
A primeira é a indicação 103, que pretende modificar o Decreto Estadual e alterar o funcionamento das feiras, sobretudo a Feira da Sulanca de Caruaru. Segundo a justificativa, a determinação do Governo do Estado, que autoriza o início do horário feira a partir das 10h é prejudicial para o desenvolvimento das transações comerciais no local, considerando que o maior número de clientes vai ao local durante o período da manhã. A indicação pretende restabelecer o horário das 5h para o início das atividades da feira.
Será votado também o requerimento 1464, que solicita à Secretária de Saúde do município para que os pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. De acordo com a justificativa da matéria, os pacientes com problemas renais crônicos, que passam pelo complexo tratamento de hemodiálise possuem a saúde bastante frágil e devido a necessidade de se deslocarem aos locais de tratamento ao menos três vezes por semana não podem cumprir com os protocolos de isolamento social, tornando-se um público bastante vulnerável e suscetível a ter complicações em decorrência de uma possível contaminação do novo coronavírus.
O requerimento 1465 solicita que os servidores da Caixa Econômica Federal, que atuam no município, também sejam incluídos entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. A propositura defende que os profissionais possuem um papel fundamental para manutenção das estruturas econômicas da sociedade, desempenhando atividades essenciais, como pagamento do auxílio emergencial, que beneficia diversas famílias prejudicadas com a crise econômica causada pela pandemia. Reforçando, ainda, que o pagamento do benefício nas agências bancárias da Caixa expõe os servidores ao risco de contágio da Covid-19