Coluna da quinta-feira
A estreita relação que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), tem construído junto ao governador Paulo Câmara (PSB), pode torná-lo uma peça importante para o tabuleiro de 2022. Seu partido almeja ampliar a bancada na Casa de Joaquim Nabuco na próxima legislatura, e emplacar a vice na chapa encabeçada pela Frente Popular fortaleceria essa ideia.
O nome de Eriberto também tem ganhado terreno para tentar substituir a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) no Palácio do Campo das Princesas. Nas últimas semanas ele tem circulado por diversas regiões do estado dialogando com os mais diversos prefeitos e lideranças políticas. Caso a tese seja confirmada, o movimento abre espaço para o vereador Eriberto Rafael (PP), filho de Medeiros, alçar voos mais altos.
Com um perfil articulador, o presidente da Alepe também tem buscado uma aproximação institucional com setores do judiciário e empresarial, que podem dar a Eriberto a credencial que ele precisa para ocupar o disputado espaço. Desde 2006 que o PSB tem revezado a vice entre PDT, MDB e PCdoB, e pelo tamanho e representatividade que o PP vem conquistando nos últimos anos, a probabilidade da especulação se tornar realidade é grande.
Estratégia – Ontem (10), o deputado estadual Tony Gel (MDB) anunciou mais de R$ 700 mil em emendas para Caruaru. Fora o ICIA, todos os outros recursos foram direcionados para órgãos do estado com funcionamento na cidade. Todos os deputados que representam o município na Alepe são oposição à prefeita Raquel Lyra (PSDB), e por estratégia política não encaminham direto para o governo municipal.
Estruturação – Apesar da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), ter sido oficializada na presidência estadual do PSDB, os tucanos ainda não anunciaram a nova composição da Executiva Estadual. A expectativa é saber se a deputada Alessandra Vieira, que até pouco tempo comandava o partido, ocupará algum espaço de prestígio.
Recomendação atendida – Em pouco menos de 48h, a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (DEM), recuou de um decreto permitindo o funcionamento de celebrações religiosas em templos e igrejas. Ela decidiu voltar atrás da sua decisão, após uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco. O desgaste poderia ter sido evitado.
Mudança repentina – Após criar diversas polêmicas sobre a vacina e o uso de máscara, o presidente Bolsonaro surgiu ontem (10) com o equipamento de proteção e resolveu defender a vacina como arma. A mudança no comportamento se deu após o pronunciamento do ex-presidente Lula, onde todos os presentes usavam máscara.
Contemplado – O deputado pernambucano Fernando Monteiro é o novo vice-líder do PP na Câmara dos Deputados. Ele está ao lado de Cacá Leão, da Bahia, na liderança do partido do presidente da Casa, Arthur Lira. Fernando Monteiro também assume como membro titular, mais uma vez, da Comissão de Finanças e Tributação (CFT). As comissões começaram a ser instaladas nesta quarta-feira (10).