Vereadora do Recife defende adoção de cultos à distância

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
8 de março de 2021 às 15h30min
Foto: Carlos Lima

A vereadora Liana Cirne (PT) defendeu, nesta segunda-feira (08), a adoção de cultos religiosos à distância e da Igreja Doméstica em Pernambuco, seguindo recomendação da Arquidiocese de Recife e Olinda. De acordo com a parlamentar, o cenário atual da pandemia da Covid-19 exige medidas de distanciamento social para conter o avanço da disseminação do vírus.

“No comunicado da Cúria Metropolitana, Dom Fernando Saburido e Dom Limacêdo da Silva evocam Mateus, capítulo 18, versículo 20, quando ele diz que ‘quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles’. Também evocam o Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica, que clamam pela Igreja Doméstica”, destacou Liana.

O debate sobre os cultos aconteceu durante discussão na Câmara Municipal do Recife do requerimento da vereadora Michele Collins para incluir os templos religiosos entre os serviços essenciais. “Concordo com a vereadora Michele Collins quando ela fala sobre a importância da fé para a população. Acho que nunca vivemos um período em que a fé foi tão necessária para nós como esse que estamos atravessando, mas esse também é o momento de a gente refletir sobre a importância de mantermos e respeitarmos o distanciamento social”, ponderou.

Liana ressaltou que nenhum direito é absoluto e, além do direito constitucional ao livre exercício dos cultos religiosos, o direito à vida e o direito à saúde da população devem ser tratados como prioritários. “Não se trata de ser contra à liberdade de culto, se trata da defesa da vida. Pernambuco possui hoje 95% dos leitos de UTI ocupados. Já são mais de 75 mil casos confirmados e 3.110 mortes apenas no Recife e nesse cenário é preciso salvar vidas, é preciso que cuidemos uns dos outros, é preciso evitar qualquer atividade que provoque aglomerações e facilite a disseminação do vírus”, afirmou.

A vereadora destacou ainda levantamento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que aponta Pernambuco como o estado com maior número de casos confirmados entre presbíteros no Nordeste, onde apenas as dioceses de Nazaré da Mata e de Petrolina não registraram casos de padres infectados. “Cristo veio para dar a vida por muitos. E nesse momento em que nós temos UTIs lotadas, em que não temos leitos hospitalares e não temos oxigênio para a população, devemos usar a influência positiva que as igrejas exercem para chamar a atenção para a importância de ficarmos em casa”, concluiu.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO