Coluna do sábado
Após deixar o PTB no final do ano passado e passar um curto período sem filiação partidária, o ex-senador Armando Monteiro Neto está oficialmente de malas prontas para o PSDB. O retorno de Armando ao ninho tucano já vinha sendo especulado, mas ontem (05) foi confirmado para acontecer na próxima segunda-feira (08). Na ocasião, Raquel Lyra será oficializada como a nova presidente estadual da legenda, em data representativa, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Com Monteiro Neto incluído na estratégia, o PSDB vai ter um papel importante na próxima eleição. Ele pode voltar a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados ou tentar retornar ao Senado Federal, dependendo da arrumação que será feita no campo oposicionista ao PSB. Político de estatura nacional, ele deve ajudar a atrair outros quadros para a sigla, a exemplo da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, que ainda permanece no PTB mas deve seguir os passos do aliado.
A reestruturação no partido tem o aval de Bruno Araújo, que vai trabalhar duro para erguer um palanque forte que dê sustentação ao candidato que disputará a Presidência da República em 2022 pelo PSDB. Atualmente, a legenda em Pernambuco não conta com nenhuma representação em Brasília, mas a montagem de uma chapa competitiva pode levar Armando Monteiro de volta ao Congresso Nacional, colocando os tucanos de velha e nova plumagem em um outro patamar.
Conquista – Presidente da Comissão de Saúde da Alepe, a deputada Roberta Arraes (PP) solicitou ao Governo de Pernambuco, mais uma vez, o aumento de leitos de UTI para atender a região do Araripe. Prontamente, o governador Paulo Câmara (PSB) respondeu ao pedido da parlamentar, e ampliará em mais 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria para o Hospital e Maternidade Santa Maria, localizado em Araripina.
Solicitação – Após pedido do Pastor Cleiton Collins (PP), a Alepe colocará em votação o projeto que torna os templos e igrejas como serviço essencial durante período das medidas mais rígidas aplicadas pelo Governo de Pernambuco. A proposta tem divido opiniões e deve ser rejeitada.
Revolução – Pernambuco celebra hoje (06) a Data Magna, em homenagem à Revolução Pernambucana, que aconteceu em 1817. A lei que estabeleceu a data ser feriado é de autoria da ex-deputada Terezinha Nunes e do deputado Isaltino Nascimento.
Em atividade – Já estão em funcionamento os primeiros 10 leitos de UTI contratualizados a partir do novo processo de chamamento público emergencial da Secretaria Estadual de Saúde. As unidades são todas na Região Metropolitana do Recife. Desde o último sábado, 72 leitos foram colocados em funcionamento.
Campanha – A vereadora Perpétua Dantas (PSDB), apresentou um projeto que estabelece medidas de prevenção e de enfrentamento à importunação sexual de mulheres. A proposta, institui uma campanha permanente no transporte público de Caruaru.