Parcerias entre a República de Malta, situada no coração do mar mediterrâneo, e o Estado de Pernambuco, foram o tema central do encontro realizado entre o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o novo Cônsul deste país, Thales Castro, na sede da pasta estadual. Recife hospeda 43 consulados, entre eles, o de Malta, e mostra cada vez mais sua vocação internacional.
O secretário Alberes Lopes e o Cônsul Thales Castro conversaram sobre o que há em comum entre Pernambuco e Malta, como a excelente localização dos portos marítimos, e sobre as potencialidades e riquezas de cada lugar.
Segundo Castro, o tripé da economia em Malta é formado pelo turismo, lazer e entretenimento; serviços financeiros e bandeiramento de navios. A capital Valeta é considerada patrimônio cultural da humanidade e tem uma localização estratégica entre a Europa, a África e o Oriente.
O arquipélago, com mais de 7 mil anos de história, possui um dos maiores registros de navio da Europa. Já o Porto de Suape é um hub logístico do Nordeste, porque chega a uma região de 57 milhões de habitantes e PIB de US$ 212 bilhões (ano 2020). O porto pernambucano dá ligação aos principais portos do mundo com linhas diretas para os países da Europa, América do Sul e Norte.
A língua oficial de Malta é o maltês, porém o inglês é considerado o segundo idioma oficial do país. O conjunto de ilhas maltesas forma um dos menores países do mundo, com 316 km quadrados, e meio milhão de habitantes. O país é famoso por suas águas claras e azuis, falésias, muralhas e cidades medievais que serviram até de locação para “Game of Thrones”, um dos seriados mais populares da televisão.
“O interesse de Malta é no turismo brasileiro”, explicou o Castro, mencionando, no entanto, as restrições deste momento de pandemia. Quem for à Ilha, tem que passar por uma quarentena de 14 dias em um estado corredor sanitário e fazer o teste da Covid-19 dois dias antes de ingressar no arquipélago, que Independente do Reino Unido em 1964, ingressou na União Europeia em 2004 e adotou o euro em 2008.
O secretário Alberes Lopes falou sobre vários municípios de Pernambuco, descrevendo um pouco sobre a cultura e a potencialidade econômica de cada um, bem como dos projetos realizados na Secretaria do Trabalho que viabilizam geração de renda no interior do estado. Ambos destacaram a importância de fortalecer as pontes entre Malta e Pernambuco.
“Como Pernambuco, Malta é um berço da história. Essa reunião mostra a importância do diálogo, dos relacionamentos, e nosso Estado e do Recife para o mundo. Pernambuco tem uma posição estratégica no Nordeste e as boas parcerias atingem todos que estão nessa área de influência”, disse Alberes Lopes.