Coluna da sexta-feira
Praticamente sem adversários que combatam o modelo de administração aplicado por Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru, a prefeita segue tocando sua gestão dividindo o tempo entre buscar recursos em Brasília e no enfrentamento à pandemia. O conforto é tanto, que mesmo após dois meses do início da atual gestão, a tucana ainda não anunciou quem será o líder do seu governo na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
Guiado pelo deputado José Queiroz (PDT), o líder da oposição na Câmara Municipal, Fagner Fernandes (PDT), ainda não se adaptou a nova função e nem conseguiu polarizar com a tucana. Para não ficar apagado por completo, o parlamentar tem investido forte em pautas da causa animal, responsável por torná-lo vereador duas vezes.
Forte candidato a antagonista de Raquel no último pleito, o deputado estadual Erick Lessa (PP) terminou ficando pelo meio do caminho e abandonou as críticas à prefeita. Com a cabeça na reeleição, o delegado tem investido o tempo ampliando sua voz nas ondas do rádio, onde apresenta um programa diariamente. Talvez o expressivo resultado eleitoral obtido por Raquel Lyra em 2020, ainda deixe os seus desafetos políticos desnorteados com a marcante derrota.
Motivação – A saída repentina de Raquel Oliveira, que até a última quarta-feira (24) era secretária de Educação e Esportes de Caruaru, pegou muita gente de surpresa. A ex-gestora vai precisar passar por uma cirurgia no abdômen, e o seu afastamento da pasta foi necessário. O Blog Cenário deseja saúde e uma pronta recuperação.
Representativo – Após 30 anos, uma mulher presidiu a reunião plenária na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A vereadora Aline Nascimento (Cidadania), que ocupa a vice-presidência neste biênio, foi a responsável por conduzir os trabalhos da Câmara nesta quinta-feira (25), escrevendo mais um capítulo na história política de Caruaru.
Tirando do papel – Um dos compromissos de campanha de João Campos (PSB), o Programa Crédito Popular do Recife, será votado na próxima segunda-feira (1º), na Câmara Municipal. O projeto prevê beneficiar, anualmente, cerca de 10 mil empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas, empresas de pequeno porte e organizações econômicas de caráter coletivo e solidário com concessão de crédito de até R$ 3 mil.
Novo comando – O engenheiro Fábio Fiorenzano é o novo presidente do PDT Recife. O martelo foi batido na tarde de ontem (25), em Brasília. A sigla já foi presidida na capital pernambucana pelo deputado federal Túlio Gadelha, mas após o imbróglio durante o período pré-eleitoral, ele foi destituído da função. Fiorenzano é casado com a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), e ambos são ligados ao líder da legenda na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz.
Conectado – Em uma votação simbólica na noite da última quarta-feira (24), o Senado Federal aprovou um projeto de lei que prevê o repasse de R$ 3,5 bilhões da União para que estados e municípios invistam em acesso à internet em favor de alunos e professores da rede pública. Para o senador Humberto Costa (PT), a matéria é uma importante ação contra a desigualdade social.