Coluna da segunda-feira
Exercendo seu primeiro mandato na Câmara Federal, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) se adaptou rápido à dinâmica de Brasília. Com prestígio junto ao presidente da Casa, o parlamentar foi designado para ser o novo relator do projeto que dará autonomia ao Banco Central. A relatoria estava sob a responsabilidade de Celso Maldaner (MDB). A mudança tem relação direta com a eleição da Mesa Diretora, já que Maldaner apoiou Baleia Rossi (MDB).
Outro debate que Silvio tem travado desde o início do mandato é a aprovação do novo pacto federativo. Atualmente o deputado preside a frente parlamentar mista sobre o tema e caso passe no Congresso Nacional, a estimativa é que o governo transfira aproximadamente R$ 500 bilhões ao longo de 15 anos para estados e municípios. A previsão é que a PEC seja votada na Câmara em outubro.
Com bom trânsito na capital federal, o deputado tem conseguido destravar recursos nos ministérios para os municípios pernambucanos, contribuindo para ampliar sua relação com prefeitos aliados, o que deve se converter em apoios em 2022. Um outro detalhe é que a partir do próximo ano Costa Filho assumirá a liderança do seu partido, já hipotecado com os 31 membros da bancada. A função dará ainda mais visibilidade a Silvio na esfera política nacional.
Herança – Quem também teve uma atuação de destaque em Brasília foi o ex-deputado Silvio Costa. Ele chegou a ser vice-líder do governo Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal e logo após o impeachment ocupou a vice-liderança da minoria no governo Michel Temer (MDB). Em 2018 ele passou o bastão para o filho e resolveu disputar uma das vagas no Senado, mas foi derrotado.
Extensão – A prorrogação do auxílio emergencial deve ocupar o centro dos debates do Congresso Nacional nas próximas semanas. Senadores e deputados negociam com o governo Bolsonaro a inclusão do programa de forma definitiva no Orçamento Geral da União. Atualmente, 14 projetos já foram apresentados para tentar assegurar a extensão do benefício.
Proposta – Após o ministro Paulo Guedes admitir publicamente a volta do auxílio emergencial, a equipe econômica já prepara mudanças para uma nova rodada de pagamento do benefício. Entre as alterações planejadas, está a mudança no nome do auxílio e a redução tanto do valor a ser pago quanto do número de beneficiários. Uma proposta de R$ 200 deve ser apresentada pelo Governo Federal.
Caravana – Após confirmar que será o candidato do PT à Presidência da República em 2022, o ex-ministro Fernando Haddad disse que ainda neste mês vai iniciar uma série de viagens pelo país buscando fortalecer seu nome para o pleito. O primeiro destino programado é Minas Gerais.
Indecisão – Ainda em janeiro a bancada do PT na Câmara do Recife anunciou que faria oposição ao prefeito João Campos (PSB). Porém, no último sábado (06), o Diretório Municipal da sigla definiu pela independência ao governo do socialista. A líder do partido na Casa José Mariano é Liana Cirne, aliada da deputada Marília Arraes (PT).