João Campos monitora vacinação no Compaz Ariano Suassuna

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
1 de fevereiro de 2021 às 13h30min
Foto: Rodolfo Loepert

No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para os 6.500 trabalhadores da Atenção Básica da rede municipal de saúde do Recife, o prefeito João Campos (PSB) conferiu de perto como está sendo o processo de imunização no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no início da manhã desta segunda-feira (1º). Os idosos com mais de 85 anos de idade e os trabalhadores da Atenção Básica contam com estrutura adequada para serem vacinados em nove centros de vacinação e três drive-thru organizados pela Prefeitura do Recife na cidade.

João Campos ouviu tanto os profissionais que estavam vacinando quanto os que estavam sendo vacinados no local, também conversou com os idosos e ressaltou para a imprensa que está aguardando a chegada de mais doses do Ministério da Saúde para que todos os que fazem parte da primeira fase do plano de vacinação sejam contemplados o mais breve possível.

“A partir de hoje começa a vacinação de todos os trabalhadores da Atenção Básica, ela é uma importante porta de entrada para o sistema de saúde. Fazem parte da Atenção Básica: os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemias, os profissionais que trabalham em todas as Unidades Básicas de Sáude da nossa cidade, aquele contato que representa a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Então as emergências também funcionam como uma porta de entrada e a Atenção Básica como outra”, esclareceu João Campos. 

A secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, lembrou que o cadastramento e o agendamento podem ser feitos de forma online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do aplicativo Conecta Recife. Quem tiver dificuldade com esse formato, pode procurar também uma Unidade Básica de Saúde para fazer o agendamento. 

A vacinação está sendo realizada das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, nos nove centros de vacinação. São eles: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Plano Recife Vacina, que consiste na imunização da população contra o novo coronavírus, foi lançado pelo prefeito João Campos no dia 18 de janeiro. Atualmente, a cidade está operacionalizando o segundo módulo, que permite o funcionamento de 65 salas de vacina, distribuídas em nove centros de vacinação, além de três pontos de drive-thru. O Recife recebeu, até o momento, 94.060 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 77.540 são da CoronaVac e outras 16.520 da Oxford/AstraZeneca.

A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO