Árvores centenárias de Caruaru podem se tornar Patrimônio Natural Vivo

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
29 de janeiro de 2021 às 10h00min
Foto: Divulgação

Durante Sessão Ordinária virtual realizada nesta quinta-feira (28), o vereador Fagner Fernandes (PDT) apresentou um Anteprojeto de Lei voltado para o meio ambiente. Na proposta, o parlamentar solicita ao Poder Executivo de Caruaru que toda vegetação declarada como preservação necessária, neste caso, árvores centenárias que não apresentem riscos à população, sejam denominadas de Patrimônio Municipal Natural Vivo.

O anteprojeto também propõe que a vegetação seja imune de cortes, por sua localização, raridade, beleza, representatividade de bioma, cultural ou religiosa, ou pela condição de porta semente.

De acordo com o parlamentar, ficaria a cargo do município, preservar e fiscalizar, com aplicação de multa, a vegetação tombada. “É preciso preservar essas árvores centenárias, por seu valor histórico para a cidade. Por meio dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente, o município assumiria o compromisso de manter essa vegetação e apresentar laudo técnico, quando necessário, para preservação ou remoção e replantio”.

O documento foi protocolado e encaminhado para análise da prefeita Raquel Lyra (PSDB), para que depois seja devolvido à Casa Legislativa como Projeto de Lei para aprovação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO