Com a missão de oferecer proteção, acolhimento e salvar vidas, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Mulher, intensifica seus atendimentos de assistência social, jurídica e psicológica destinados às mulheres vítimas de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A secretária da mulher Betânia Monteiro e sua equipe técnica vem cumprindo uma intensa agenda de reuniões com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Garanhuns.
Na última sexta-feira (15) a agenda foi com o comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Fábio Batista, para tratar de questões relativas aos mecanismos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e acompanhamento das medidas protetivas de urgência.
Na ocasião, foi reafirmada parceria com a ‘Patrulha Maria da Penha’, que consiste em socorro urgente e imediato no momento em que a viatura é acionada, mais uma forma de coibir e punir agressores. Betânia explica que ao acionar a referida patrulha, imediatamente é designada uma viatura ao local da agressão. “Essa parceria tem salvado vidas. Quando se trata de atender um chamado de violência contra a mulher, cada minuto é valioso”, diz a secretária.
A assistente social da SecMulher, Ana Lúcia Pais, revela que, mesmo em meio à pandemia, o número de casos de violência contra a mulher não diminuiu. “Do ano passado até agora realizamos 2.339 atendimentos de assistência social, jurídica e psicológica aqui no nosso espaço e também home office”, explica.
A mulher vítima de agressão pode acionar os seguintes canais: Delegacia Especializada da Mulher: (87) 3761-8509; Ouvidoria da Mulher: 0800 281 8187 e o contato WhatsApp: ‘Patrulha Maria da Penha’ (87) 9 9104-8222. A secretaria da mulher fica localizada na Av. Simoa Gomes, 16, no bairro de Heliópolis. Para mais informações: (87) 3762-9115