O governador Paulo Câmara (PSB) autorizou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (07), a realização de seleção pública simplificada, com 828 vagas para serviços ligados à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Serão convocados 258 médicos, 234 profissionais de diversas categorias de nível superior e 336 técnicos de nível médio, com lotação em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O objetivo é qualificar a rede estadual neste momento de pandemia da Covid-19.
Atualmente, já existe outra seleção em curso, com 60 vagas para médicos intensivistas. Desse total, 44 são para profissionais com atuação com o público adulto e 16 para o público pediátrico. As inscrições seguem até o domingo (10.01) pelo ead.saude.pe.gov.br. O edital está disponível no https://cutt.ly/Kjsp52X.
Desde o primeiro semestre de 2020 já foram realizadas diversas seleções para capacitar a rede para absorver a demanda de pacientes com o novo coronavírus. Ao todo, foram ofertadas mais de 5.288 vagas. Além das seleções, também foram nomeados mais de 3,3 mil aprovados em concurso público apenas para os serviços da SES-PE.
Só no final de dezembro, foram convocados 949 profissionais aprovados em seleção pública simplificada para qualificar a rede de assistência aos pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da Covid-19, além do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). Os profissionais já estão sendo convocados para atuar em serviços da Região Metropolitana do Recife (RMR) – área de abrangência da I Gerência Regional de Saúde (Geres) – e também na II Geres (sede em Limoeiro), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns) e VII Geres (Salgueiro).