Coluna da terça-feira
Os primeiros dias de trabalho de João Campos (PSB) à frente da Prefeitura do Recife têm sido movimentados. Aparentemente o novo gestor tem buscado realizar um governo dinâmico e moderno, mas principalmente com muitas entregas. Ainda antes de tomar posse, um Comitê para tratar sobre a vacina da Covid-19 foi formado pelo socialista. O gestor tem trabalhado em duas frentes, uma delas junto ao Ministério da Saúde.
Em dezembro, João visitou o Instituto Butantan para conhecer detalhes da Coronavac. O prefeito sabe que para vencer o novo coronavírus, retomar empregos e gerar renda na capital mais desigual do país, só com a vacina. A pandemia será um dos grandes problemas a ser enfrentado pelos gestores, e quem tiver estrutura e planejamento para largar na frente colocará em prática mais rápido as ações de governo.
O ex-prefeito Geraldo Julio (PSB) enfrentou diversos problemas administrativas no combate à Covid-19, onde operações da Polícia Federal foram realizadas para investigar supostos desvios, estampando o nome da cidade em manchetes nacionais. Caso seja bem efetuado, além de credenciar o jovem, o plano de imunização liderado por João e equipe vai ajudar a virar a página de tempos sombrios no Palácio Capibaribe.
Redução – No primeiro dia útil de trabalho, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL) anunciou uma reforma administrativa capaz de economizar R$ 7 milhões ao ano. Para isso será necessário fazer alguns cortes no quadro funcional do governo. Nos últimos anos, o município ficou conhecido por ocupar as páginas polícias dos jornais.
Cortes – Muitos dos novos prefeitos que assumiram na última sexta-feira (1º) têm apresentado algumas soluções para o enxugamento da máquina pública. Uma delas é a demissão de cargos comissionados nas mais diversas áreas. Em tempos de pandemia, as prioridades dos municípios são outras.
Conflito – Mal iniciou o ano e o PP, comandado pelo deputado Eduardo da Fonte em Pernambuco, já tem apresentado algumas insatisfações. A primeira, é sobre o espaço ocupado na Prefeitura do Recife. A segunda, é como vem sendo tratada a eleição da Mesa Diretora, que elegeu Eriberto Rafael (PP) na 1ª secretaria.
Chefe do MPPE – O governador Paulo Câmara (PSB) oficializou, ontem (04), o promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira no cargo de procurador-geral de Justiça do Estado para o biênio 2021-2023. Ele substituirá Francisco Dirceu Barros. A posse do novo chefe do MPPE acontecerá no próximo dia 14 de janeiro.
Definição – Por 27 votos a 23, o Partido dos Trabalhadores decidiu apoiar Baleia Rossi (MDB) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O resultado apertado é fruto da indecisão de alguns petistas que não simpatizam com o nome do emedebista. A definição não quer dizer que todos os parlamentares seguirão a decisão. A tendência é que a eleição seja marcada por muitas traições.