Mendonça mira Câmara Federal
Após duas derrotas seguidas nas urnas, uma para o Senado Federal e outra para a Prefeitura do Recife, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), anunciou que vai novamente tentar um mandato de deputado federal em 2022, papel exercido por ele durante três ocasiões. Em 2018 o democrata tentou emplacar o filho para a Câmara, mas não obteve êxito. Vinicius Mendonça (DEM) recebeu 54.131 votos e terminou ficando de fora.
Mesmo não conseguindo alcançar a vitória nos dois últimos pleitos, Mendonça recebeu uma expressiva votação na capital pernambucana, mas vai precisar trabalhar bem para ampliar suas bases no interior. Dois aliados conquistaram importantes vitórias no no Agreste: Gilvandro Estrela (DEM) em Belo Jardim e Lucielle Laurentino (DEM) em Bezerros. Ambos devem apoiar Mendonça Filho em seus municípios.
O Democratas conta atualmente com o deputado Fernando Filho representando Pernambuco em Brasília, concorrente direto de Mendonça, já que as coligações proporcionais não existem mais. Se o partido conseguir montar uma boa chapa, é possível que os dois estejam entre os próximos 25 parlamentares. Caso contrário, eles disputarão voto a voto a vaga na Câmara.
Ganhando musculatura – A oposição ainda não tem um nome definido para disputar o Governo do Estado em 2022, mas Mendonça Filho (DEM) já afirmou que a prefeita Raquel Lyra (PSDB) é um nome expressivo no cenário político estadual, sinalizando que a tucana tem sua simpatia para representar esse o conjunto da oposição.
Recado – Durante a diplomação, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) registrou em sua fala que “as portas estão abertas para todos que lutam e querem uma Caruaru melhor”. Um claro recado para os vereadores da oposição que queiram aderir a base governista na próxima legislatura.
Discurso – Representando as vereadoras eleitas, Perpétua Dantas (PSDB) investiu seus minutos em um discurso voltado para a independência dos poderes e registrou o trabalho de Raquel nos últimos quatro anos. A futura parlamentar tem se mostrado interessada em disputar a presidência da Casa, e suas palavras comprovaram o movimento que está em curso.
Cidadania – Foi inaugurado no último sábado (18), o Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque. O espaço tem 6.324,80 m², sendo 3.610,85 m² de área construída e possui piscina, quadra poliesportiva, dojô para artes marciais, sala Mãe Coruja, Espaço do Empreendedorismo, Estúdio de Rádio, TV e Fotografia e uma série de outros serviços de cidadania, cultura, esportes e lazer. Esse é o 4º equipamento entregue pela Prefeitura do Recife. O investimento foi de R$ 7 milhões.
Resultado – Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre (DEM), foi derrotado nas urnas ontem (19), por Dr. Furlan (Cidadania), em Macapá. Tanto o primeiro, quanto o segundo turno foram adiados na capital do Amapá, devido ao apagão que atingiu quase todo o estado em novembro.