Na manhã desta sexta-feira (18), ocorreu a diplomação do prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB). Pela primeira vez na história, o evento foi feito de forma virtual para o público, tendo em vista os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade de se evitar aglomerações. “O tempo em que vivemos vai exigir muita ousadia, inovação e capacidade de unir as pessoas para vencer os desafios, que não são triviais”, afirmou João Campos, recém-diplomado, em seu discurso, veiculado ao vivo no canal do Youtube do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
No ato, também foram diplomados a vice-prefeita eleita, Isabella de Roldão (PDT), e os 39 vereadores da capital. A eleição de todos e a aptidão para a posse do cargo foram atestadas. Além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), outros representantes de instituições estiveram participando da mesa de honra, assim como o prefeito Geraldo Júlio (PSB), que encerra o mandato neste ano. “A eleição é a mais importante forma de expressão da soberania popular e cada um dos eleitos assume a missão de desempenhar os seus mandatos fitos nos interesses do Recife”, ressaltou o presidente do TRE, desembargador Frederico Neves.
“A eleição cumpriu um papel determinante: o dever de não abrir mão da democracia, o que tem de mais sagrado em nosso país. E a política é a essência da civilidade, da relação de representação, da construção do coletivo e do poder transformador de qualquer sociedade”, frisou o prefeito agora diplomado, chamando atenção para a necessidade do fortalecimento das instituições democráticas e da política como instrumentos geradores das mudanças historicamente tão pedidas pelos cidadãos.