Coluna da sexta-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de dezembro de 2020 às 00h00min
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

Machado em ascensão

Desconhecido até pouco tempo no meio político, o ministro do Turismo Gilson Machado Neto, tem sido bastante solicitado nos últimos dias. Seu gabinete se transformou em parada obrigatória de prefeitos e governadores que vão à Brasília em busca de rexursos para os municípios. O pernambucano tomou posse ontem (17) no Palácio do Planalto. O ato contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que enxerga no seu subordinado um aliado de primeira ordem.

Antes, Machado estava à frente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e foi promovido a ministro após o antigo chefe da pasta entrar em conflito com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Ele assume a missão em meio à pandemia do novo coronavírus, onde o setor tem sido diretamente afetado justamente pela limitação ou cancelamento de eventos que recebem milhões de turistas durante esse período.

Em seu discurso de posse, o ministro fez um apelo para que prefeitos e governadores não decretem lockdown, alegando que os empresários do setor não aguentam um segundo fechamento. Com o seu fortalecimento, já há quem levante a possibilidade de Gilson vir a disputar o Governo do Estado em 2022, sendo um palanque para Bolsonaro na região. Ainda é cedo para tal afirmação, mas o desfecho pode acabar sendo esse, principalmente pelo fato de Machado ser de inteira confiança do presidente.

Presença registrada – Quem marcou presença na posse de Gilson Machado foi o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), que esteve na companhia do seu vice, Helinho Aragão (PSB). Ambos foram convidados pelo ministro do Turismo, que retribuíram o gentileza feita por Machado. Após o evento, a dupla cumpriu agenda na Câmara Federal.

Diplomação presencial – A prefeita reeleita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), o vice Rodrigo Pinheiro (PSDB) e os 22 dos 23 vereadores serão diplomados nesta sexta-feira (18), às 10h, no Teatro Difusora. Carlinhos da Ceaca (MDB) continua internado por ter contraído a Covid-19 e por isso não será diplomado neste primeiro momento.

Diplomação virtual – Hoje (18), prefeitos, vices e vereadores eleitos em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes também serão diplomados. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a solenidade será realizada em formato virtual, por videoconferência. As cerimônias ocorrerão a partir das 10h.

Alinhados – Pelo visto o alinhamento política entre a deputada federal Marília Arraes (PT) e o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), não terminou no segundo turno da eleição no Recife. Ontem (17), a parlamentar fez uma visita ao gestor e não poupou elogios ao modelo de governo aplicado na cidade. Ambos devem ser protagonistas no campo da oposição em 2022.

Mudança – Crítico ferrenho do governador Paulo Câmara (PSB), o ex-líder da oposição na Alepe, Marco Aurélio (PRTB), é o mais novo aliado do socialista. Segundo o parlamentar, o motivo para ele abandonar o campo adversário ao Palácio do Campo das Princesas, foi uma manobra para destituí-lo do posto.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO