Genética de liderança
Integrante de uma família constituída por lideranças políticas, a pernambucana Ana Arraes foi empossada ontem (10), na presidência do Tribunal de Contas da União, órgão responsável por julgar as contas de administradores públicos. Antes de ingressar no TCU, a ministra teve duas passagens pela Câmara Federal, onde em 2010 recebeu 387.581 votos, sendo a deputada mais votada de Pernambuco naquele ano.
Membro do tribunal desde 2011, Ana sempre atuou nos espaços de poder de forma discreta, o que se tornou uma de suas marcas, diferente do seu pai, Miguel Arraes, que construiu uma trajetória política sempre na linha de frente de fatos que marcaram o país; e do filho Eduardo Campos, que colocou Pernambuco em outro patamar, devido a sua desenvoltura e articulação, mas que acabou sendo vítima de um acidente trágico no auge da sua carreira.
A posse virtual contou com a participação do neto, João Campos (PSB), eleito recentemente prefeito do Recife em uma disputa que ganhou destaque na mídia nacional devido à peculiaridade do pleito. A ascensão de Ana Arraes ao cargo mais alto do TCU assegura mais ainda a importância que o clã Arraes tem para o cenário nacional, comprovando a genética de liderança que iniciou há décadas e pelo visto está longe de acabar.
Em evidência – Quem também merece destaque e faz parte da boa safra de políticos da família é a deputada federal Marília Arraes (PT). Atualmente ela é a única mulher a representar Pernambuco no Congresso Nacional. Recentemente, a parlamentar disputou a Prefeitura do Recife contra o primo e apesar de ter sido derrotada nas urnas, saiu bastante fortalecida do pleito.
Agradecimento – Nesta quinta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio (PSB) e a primeira-dama Cristina Mello reuniram os trabalhadores que fizeram parte do processo de restauro e requalificação do Teatro do Parque para uma apresentação cultural em agradecimento aos serviços prestados para a devolução.
Restauro – A intervenção realizada pela Prefeitura do Recife no equipamento histórico combinou obras civis com um trabalho de restauro de toda a estrutura predial, bem como de elementos decorativos, para devolver as características do projeto arquitetônico original de 1929.
Horário limitado – Visando conter o avanço da Covid-19, que está em alta em Pernambuco há três semanas, o Governo do Estado definiu que bares e restaurantes terão que fechar às 20h nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Réveillon, respectivamente. O objetivo é fazer com que as pessoas passem as festividades nas suas residências.
Seminário – Na manhã de ontem (10), o Poder Legislativo de Caruaru promoveu um encontro formativo com novos membros da Casa, que exercerão mandato a partir de janeiro de 2021. O objetivo foi instruir o grupo sobre o funcionamento interno do processo legislativo e administrativo. A Câmara terá quinze novos vereadores, sendo treze deles de primeiro mandato. O momento foi proposto pelo corpo jurídico da Casa.