Coluna da segunda-feira

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
2 de novembro de 2020 às 00h00min
Foto: Miva Filho

A última cartada da reta final  

Figurando na 4ª posição nas últimas pesquisas divulgadas em Caruaru, Marcelo Gomes (PSB) mudou a estratégia eleitoral na tentativa de conseguir polarizar com a candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB). O socialista passou a criticar de forma mais incisiva as ações do governo municipal.

Detentor dos apoios dos deputados José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB), nas últimas semanas Gomes investiu forte nas imagens dos dois nos materiais de rádio e TV. Com isso, sofreu mais um revés e vai precisar tirar os vídeos do ar. A representação da coligação liderada por Raquel não deve ter outro motivo a não ser eliminar de vez a figura dos parlamentares do imaginário dos caruaruenses, diminuindo ainda mais a força deles junto aos eleitores mais fiéis. Sem um substituto à altura dos ex-prefeitos, a tucana ficaria mais tranquila para trabalhar um sucessor que teria seu apoio daqui a 4 anos.

Nos últimos dias o candidato da Frente Popular tem tentando associar a imagem da prefeita ao deputado federal Aécio Neves (PSDB), que é acusado de envolvimento em supostos esquemas de corrupção e foi responsável pela entrada dela no partido, mas esquece que seu grupo político apoiou o então candidato a presidente em 2014.

Para um dos coordenadores de campanha de Raquel Lyra, o tempo de acontecer algum fato que pudesse mudar o rumo da eleição já passou, mesmo assim Marcelo e os demais concorrentes devem se manter confiantes, ou pelo menos fazer de conta, para não desidratar as chapas proporcionais, o que causaria um prejuízo ainda maior.

Aviso – As denúncias de Raquel Lyra (PSDB) contra Marcelo Gomes (PSB) também servem de aviso para Paulo Câmara (PSB), que daqui a dois anos tentará emplacar um nome para o Governo do Estado. Dizem que a tucana pode embarcar na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas e o enterro dos socialistas em Caruaru pode ser o ensaio para o próximo embate.

Planejamento – Na tarde de ontem (1º), Marcelo Gomes realizou uma conversa virtual com alguns candidatos a vereador do PSB, PDT, MDB e PCdoB. O objetivo foi de prestar orientações, tirar dúvidas e alinhar estratégias diante das medidas divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em relação a campanha de rua. Desde o início da eleição, o socialista aboliu a realização de carreatas e uso de fogos de artifícios.

Fora da lei – Mesmo com a decisão do juiz eleitoral Eliziongerber de Freitas em não permitir atos presencias capaz de gerar aglomeração de pessoas, inclusive, as campanhas porta a porta, com ou sem a presença do candidato, alguns ainda insistiram em descumprir a resolução. Pelo visto, a corrida pelo voto é prioridade.

Engajado – Mostrando cada vez mais entrosamento com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tem usado a inserção voltada para os candidatos do seu partido para reforçar o voto na legenda. No vídeo, o parlamentar cita a parceria com a tucana e a importância em ter uma representação da sua sigla na Câmara Municipal.

De passagem – A deputada federal Tabata Amaral (PDT) esteve no último sábado (31), na cidade de Toritama, para participar de algumas atividades de campanha com a candidata a vereadora Carol Gonçalves (MDB). A parlamentar aproveitou a  passagem pelo município para conhecer a feira, conhecida nacionalmente como a Capital do Jeans, que é uma das maiores da região.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO