Obras hídricas e de infraestrutura devem estar entre as prioridades das emendas destinadas pela bancada de Pernambuco para ações executadas pelo estado. Os parlamentares estiveram reunidos nesta quarta-feira, 7, com os secretários de Planejamento, Alexandre Rebelo, e de Infraestrutura, Fernandha Batista, que apresentaram quatro propostas de obras que precisariam de aportes federais para conclusão. De acordo com o deputado Augusto Coutinho (SD), que é um dos coordenadores da bancada juntamente com o deputado Wolney Queiroz (PDT), se aprovadas pelos deputados e senadores, emendas para estas ações podem somar até R$ 112 milhões.
“Estive recentemente com o governador Paulo Câmara e foi solicitado que reuníssemos a bancada para apresentarem as propostas de obras. As ações sugeridas foram a implantação do sistema da Barragem de Gatos, a restauração do Aeroporto de Fernando de Noronha, a revitalização da BR-232 e a construção do anel viário da Rodovia PE-33. Vamos ter uma nova reunião com a bancada nas próximas semanas para decidir o assunto”, explicou Augusto Coutinho. Desde o ano passado as emendas de bancada passaram a ser impositivas.
Dentre as obras sugeridas durante o encontro, o deputado Augusto Coutinho destacou a adequação da implementação e pavimentação da rodovia PE-33, cujo orçamento para conclusão está em R$ 12 milhões. “Essa ação é importante porque vai garantir mobilidade industrial e turística para a região sul da área metropolitana. Ali é um território estratégico do ponto de vista econômico e esse anel viário vai interligar a BR-101 Sul à PE-60 e à PE-90 sem precisar passar pelo Cabo de Santo Agostinho”, comentou.
Ainda de acordo com Augusto Coutinho, esta obra para dar acesso aos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), ambos em construção. “A continuidade desses campi está no nosso radar, pois 70% da obra já foi realizada e precisam ser retomadas e concluídas. Semana passada me reuni com o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, para tratar deste assunto”, disse o deputado.