Coluna da segunda-feira

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de outubro de 2020 às 00h00min
Foto: Divulgação

O mesmo gesto e diferentes propósitos 

Usado por José Queiroz (PDT) durante sua campanha em 2012, o gesto com os quatro dedos agora vem sendo disputado por Marcelo Gomes (PSB) e Raquel Lyra (PSDB), mas com propósitos diferentes. Marcelo faz referência ao número “40”, que representa sua sigla. Já Raquel passa a mensagem de “+4”, fazendo referência ao seu projeto de reeleição.

Os dois já fizeram parte do mesmo palanque por muitos anos, mas desde a eleição passada defendem diferentes bandeiras. Ambos têm serviços prestados no município, mas se encontram em situações distintas no pleito. A tucana conta com uma grande estrutura de campanha e é cotada na bolsa de apostas como a grande favorita para faturar a eleição ainda no 1º turno.

O socialista tem o apoio de dois ex-prefeitos e também do governador Paulo Câmara (PSB), que juntos, prometem surpreender e chegar ao 2º turno. Para muitos, o mesmo gesto usado pelos dois e por suas militâncias pode até ser pura coincidência ou uma ironia do destino, mas a política também é construída por símbolos. Fica no ar a interrogação de quem levará a melhor nesse jogo estratégico.

Divisão de votos – Dependendo do resultado  da eleição, Marcelo Gomes (PSB) deve sair candidato a deputado estadual em 2022, para manter vivo o legado da família Gomes na política de Caruaru. Caso não sejam candidatos, José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB) devem lançar algum nome para a disputa. Apesar de estarem juntos este ano, mais na frente cada um cuidará do seu terreno.

Acomodou – Está cada vez mais comum por parte dos políticos o não uso da máscara. Quem farrapou dessa vez foi Raffiê Dellon (PSD), que ao participar de uma agenda na zona rural da cidade neste domingo (04), não fez questão de usar o acessório nem para sair nas imagens. Se o candidato que é o grande condutor do processo não dá o bom exemplo, a militância seguirá o mesmo rumo. Apesar das medidas estarem cada vez mais “frouxas”, a pandemia ainda não acabou.

Presença – Vestindo roxo, cor usada por Raquel Lyra (PSDB) desde a eleição passada, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) esteve ao lado da tucana em uma carreta realizada ontem (04) em Caruaru. O parlamentar tem investido em dois nomes de sua confiança para chegar à Câmara Municipal, que são Luciel Emerson (PL) e o jornalista Augusto Netto (PL), ambos assessores afastados do gabinete de Rodolfo.

Dúvida no ar – Tem chamado atenção o volume da estrutura usada na campanha de Marcela & Fred, ou Fred & Marcela (MDB) na corrida eleitoral. Ambos compõe uma chapa compartilhada e disputam juntos uma cadeira na Câmara de Caruaru. O produtor de eventos não tem medido esforços para mobilizar pessoas da sua relação em torno do projeto. Há quem aposte que a candidatura é voo de galinha. 

Fogo amigo – O maior inimigo de Marília Arraes (PT) atualmente é o próprio partido. Filiados que fazem parte dos governos socialistas e não engoliram sua candidatura têm feito de tudo para sabotar o projeto encabeçado pela deputada. Diariamente fatos negativos são plantados para desestabilizar a campanha da petista.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO