O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, recebeu na tarde desta quarta-feira (26), o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá, o Diretor-Presidente da AD-Diper, Roberto Abreu e Lima Almeida, e de forma remota o Superintendente do Sebrae Pernambuco, Francisco Saboya, para a construção de políticas públicas de estímulo à produção científica e transferência das tecnologias resultantes para as cadeias produtivas envolvidas. O primeiro passo, o lançamento de edital de Apoio à Pesquisas para Arranjos Produtivos Locais de Pernambuco, autorizado pelo governador pelo governador Paulo Câmara (PSB) e deverá estar disponível no site da Facepe até a próxima sexta-feira (28).
O edital tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, através da concessão de apoio financeiro a projetos que visem subsidiar a formulação, a avaliação e a orientação de soluções tecnológicas relacionadas à Arranjos Produtivos Locais, na busca de soluções integradas, proporcionando desenvolvimento econômico e tecnológico. O edital vai contemplar os APLs do Gesso; Confecções; Vitivinicultura e Fruticultura; Laticínios; Ovinocaprinocultura; Piscicultura; e Apicultura.
O Secretário Lucas Ramos explicou que o edital de apoio aos APLs da Facepe vai atuar dentro de uma estratégia de territórios, garantindo ações que estejam conectadas com a vocação de cada região, dinamizando a economia. “O investimento de 1 milhão e 200 mil reais vai possibilitar a integração da Academia com os setores produtivos, com foco na geração de produtos e processos que serão transferidos para as empresas, ampliando assim a competitividade”, pontuou o secretário, destacando ainda a cooperação das instituições envolvidas, finalizou.
Também participaram da reunião o secretário-executivo da Secti, Leonildo Sales, o Diretor de ambientes de inovação e formação superior da Secti, Carmelo Filho, o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, e de forma remota o Diretor de Estratégias de inovação e ambiente legal da Secti, Alexandre Stamford.