O xadrez de Raquel Lyra
Como já é de costume, todo prefeito que busca se reeleger realiza uma maratona de inaugurações ao final da gestão, para que os feitos não saiam do imaginário da população durante as eleições. E em Caruaru não é diferente. Nas últimas semanas, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) gastou todas as energias realizando entregas pela cidade e zona rural.
No início do governo, a tucana encontrou dificuldades para chegar a um modelo de gestão, mas aos poucos começou a se adaptar mexendo algumas peças do primeiro escalão, e principalmente depois da aprovação do polêmico empréstimo de R$ 83 milhões junto à Caixa, que possibilitou grande parte dessas obras, o que vem fortalecendo a prefeita a cada dia.
A confiança dos aliados de Raquel é tanta, que alguns até arriscam dizer que ela vence ainda no 1º turno. Entretanto, quem acompanha política sabe que eleição não se vence de véspera e não se pode subestimar adversários que também têm serviços prestados ao município. Existe um fracionamento na oposição, e são esses votos pulverizados que podem garantir um 2º turno em Caruaru.
Apesar da baixa aprovação do governador Paulo Câmara (PSB) no município, também não se deve negar a força de quem tem a máquina estadual nas mãos e sabe bem como utilizá-la. Raquel é uma das maiores adversárias do socialista e é forte candidata a um voo mais alto em 2022. O resultado de novembro vai dosar como cada um dos adversários da prefeita chegará no pleito seguinte, por isso a importância desta eleição, já que passará por ela o destino dos grupos políticos da cidade.
Frente partidária – De acordo com o que o Blog Cenário apurou, a prefeita Raquel Lyra conta com seis partidos no palanque, já incluindo o seu, mas ainda está em diálogo com mais três. A gestora caminha para computar o maior tempo de televisão e deverá investir forte em comparações entre os feitos do seu governo e os do ex-prefeito José Queiroz (PDT), seu antecessor.
Euforia – Bastou o deputado José Queiroz (PDT) publicar uma foto ao lado do empresário Tonynho Rodrigues (MDB) em suas redes sociais parabenizando pelo seu aniversário neste domingo (16), para integrantes dos dois grupos se animarem. A possível chapa é vista com bons olhos por aliados de Queiroz e Tony.
Suspense – Apesar de toda excitação que um dos grupos ligados ao deputado estadual Tony Gel (MDB) está tentando criar em torno de quem vai disputar uma das 23 cadeiras da Câmara de Caruaru, apresentando diversos possíveis nomes para concorrer às eleições, a candidata deve ser a empresária Paula Costa. Além da chapa precisar de mais mulheres, ela também consegue atrair o eleitor da classe média da cidade.
Política e religião – Parlamentares fundamentalistas estiveram entre os que tentaram invadir um hospital no Recife neste domingo (16), para tentar impedir um aborto legal, em uma criança de 10 anos, que foi estuprada pelo tio. Nos vídeos que circulam nas redes sociais foi possível ver os deputados Joel da Harpa (PP), Clarissa Tércio (PSC) e Cleiton Collins (PP), além dos vereadores Michele Collins (PP) e Renato Antunes (PSC), todos da bancada evangélica.
Cerco fechando – Antes mesmo da conclusão do inquérito que apura desvios de recursos em obras do Canal do Sertão e da transposição do Rio São Francisco, a PF já afirma que “não pairam dúvidas” de que Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro no Senado, teria recebido propinas de empreiteiras. O parlamentar é alvo da “Operação Desintegração”.