Teresa comemora aprovação de PEC que insere Fundeb na Constituição

Notícias
Por Américo Rodrigo
24 de julho de 2020 às 09h45min
Foto: Divulgação/Alepe

Ao presidir a Reunião Plenária Extraordinária da Alepe nesta quinta (23), a deputada Teresa Leitão (PT) apresentou Voto de Aplausos pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15. A iniciativa, que ainda será votada pelo Senado Federal, torna permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Além disso, eleva a participação da União no financiamento da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio.

Terceira-secretária da Mesa Diretora, a petista registrou que a Alepe tomou parte no debate por meio da Comissão de Educação. Além de realizar uma audiência pública sobre o tema, um documento elaborado pelo presidente do colegiado, deputado Romário Dias (PSD), foi encaminhado à bancada federal de Pernambuco, defendendo a aprovação da proposta. 

“Vários parlamentares nos deram retorno positivo, comprometendo-se com a PEC. E todos os deputados federais de Pernambuco – com exceção de Pastor Eurico (Patriotas), que estava ausente – votaram favoravelmente, na terça (21)”, destacou. 

Teresa Leitão avaliou que a aprovação da PEC é fruto de uma articulação política suprapartidária e da mobilização “contra tentativas de última hora do Governo Federal para descaracterizar o relatório da deputada Professora Dorinha (DEM).

“Temos agora um horizonte constitucionalizado de mais investimentos da União e, com o compromisso de prefeitos e governadores, poderemos melhorar cada vez mais a educação do nosso povo”, comemorou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO