A exemplo do que ocorre historicamente em Caruaru, a conjuntura indica que as eleições no município sejam marcadas pelo acirramento. A diferença é que nos pleitos anteriores a disputa era polarizada entre as mesmas famílias que se revezavam no poder, mas neste ano há possibilidades reais de uma nova via política desbancar as forças tradicionais na Capital do Agreste.
Nos bastidores da política, o blog apurou que o grupo do Delegado Lessa vem adotando uma estratégia silenciosa. O deputado estaria realizando reuniões setorizadas com especialistas em diversos setores de Caruaru, preparando um material do plano de governo, com intuito de apresentar um projeto de cidade inovador. Segundo interlocutores, a ideia é se contrapor à gestão atual, que vem sofrendo críticas principalmente pela desatenção para com a periferia e falta de liderança e participação popular nas tomadas de decisões.
Outro diferencial do Delegado é o grupo de mais de 100 pré-candidatos a vereador que está em sua base de sustentação. A equipe é formada por lideranças de vários setores, dispostas a começar uma nova fase do Poder Legislativo Municipal, que vem sofrendo críticas da população ao longo dos anos.