O presidente Jair Bolsonaro publicou neste sábado (20), a exoneração de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação. O ex-chefe do MEC saiu do Brasil ontem (19), ainda com as prerrogativas de ministro, rumo aos Estados Unidos.
Hoje, após a exoneração ser publicada, o Ministério da Educação confirmou que Weintraub viajou aos EUA em um voo comercial partindo de São Paulo. Quem assume o MEC, de forma interina, é o secretário-executivo Paulo Vogel.
Segundo publicações de Weintraub no Twitter, ele está na cidade de Miami, na Flórida. Ontem, o ex-ministro publicou nas redes sociais que pretendia deixar o país “o mais rápido possível”. No Brasil é investigado por racismo e supostos ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os Estados Unidos estão com fronteiras fechadas para brasileiros em razão do descontrole do coronavírus no Brasil. Mas há uma exceção: o governo estadunidense permite a entrada de brasileiros se eles forem funcionários de governo. Como chegou aos EUA ainda como ministro de Estado, Weintraub pôde fazer uso do privilégio.